Masculinidades em Internato, de Paulo Hecker Filho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v40p11Palavras-chave:
Literatura Brasileira, Mascuiinidades, HomoerotismoResumo
Publicada em 1951, Internato, novela de Paulo Hecker Filho, narra as desventuras de um adolescente para se conhecer ou se reconhecer como homossexual em um colégio interno, o que não é uma história comum à tradição literária brasileira, pouco afeita à representação de personagens homossexuais na adolescência. Este artigo, além de apresentar o autor, apresenta uma amostra da recepção crítica do texto, e analisa a narrativa de Paulo Hecker Filho a partir das relações estabelecidas pelo protagonista com outros colegas, principalmente no que tange à representação das masculinidades presentes no universo do colégio interno onde os personagens se situam.Downloads
Referências
CONNELL, Raewyn. “Políticas da masculinidade”. Revista Educação e Realidade (Porto Alegre), jul-dez, p. 185-202, 1995. Disponível em https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71725.
DAVID, Carlos. “Do caderno de leitura.” Letras e Artes. Suplemento Literário de A Manhã (Rio de Janeiro), p. 6-10, 1952.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. 16. ed. Vol. I, II, III. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon Albuquerque. São Paulo: Graal, 2001.
HECKER FILHO, Paulo. Diário. (Dezembro, 1948 – Março, 1949). Porto Alegre: Livraria do Globo, 1949.
HECKER FILHO, Paulo. “Internato.” Gasparino Damata, org. Histórias do amor maldito. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 1968. 269-300.
HECKER FILHO, Paulo. Um tema crucial: Aspectos do homossexualismo na literatura. Porto Alegre: Sulina, 1989.
MILLIET, Sérgio. “Contistas.” .Letras e Artes. Suplemento Literário de A manhã (Rio de Janeiro), p. 5, 1951.
PAULO Hecker Filho. Disponível em https://www.pucrs.br/delfos/acervos/escritores-e-jornalistas/paulo-hecker-filho/
SIMÕES, João Gaspar. “Introspecção e prospecção em literatura.” Letras e Artes. Suplemento Literário de A manhã (Rio de janeiro), p. 2-10, 1952.
SULLIVAN, Nikki. A critical introduction to queer theory. New York: New York U P, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.