A Permanência do Clássico Mitológico em Omero, Iliade, de Alessandro Baricco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v26p73

Palavras-chave:

Alessandro Baricco, Omero, Iliade, Permanência do clássico, Mito e literatura

Resumo

A obra Omero, Iliade, do escritor italiano Alessandro Baricco (nascido em 1958, na Itália), publicada em 2004, surgiu de um projeto de releitura da obra homérica que se destinava ao teatro e que excluia a participação direta dos deuses. Mas até que ponto o ato de não se concentrar nos deuses excluiu a relação do literário com o mitológico? É possível retornar aos clássicos excluindo a presença dos deuses pagãos? Que relação tripolar se poderia traçar entre o mitológico, o literário e o teatral nessa obra italiana? São essas as perguntas que orientam o estudo empreendido, que busca verificar o sentido que os elementos retomados da Mitologia Clássica engendram no texto produzido e no contexto artístico no qual ele está inserido.

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Biografia do Autor

Maria Celeste Tommasello Ramos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestra e Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Adjunta ns Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

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Publicado

30-12-2013

Como Citar

RAMOS, M. C. T. A Permanência do Clássico Mitológico em Omero, Iliade, de Alessandro Baricco. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 26, p. 73–81, 2013. DOI: 10.5433/1678-2054.2013v26p73. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25162. Acesso em: 19 abr. 2024.