O intelectual brasileiro Afrânio Coutinho: um perfil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2011v22p4Palavras-chave:
Educação, Literatura, Pensamento crítico, UniversidadeResumo
Afrânio Coutinho foi, acima de tudo, um educador. Para ele, educação era o único caminho para o homem crescer enquanto ser humano e tornar-se capaz de conviver socialmente, de tornar-se útil à comunidade em que está inserido. Em vários momentos de sua jornada acadêmica, ele lutou e conseguiu implantar modificações na estrutura educacional com o objetivo de formar cidadãos críticos e capazes não apenas de exercer uma função técnica, mas de pensar e lutar por uma sociedade mais justa para todos.Downloads
Referências
COUTINHO, Eduardo de F. & KAUSS, Vera Lucia T. 2011. Discursos de Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.