Literatura e sociedade: rompendo paradigmas - a resistência da mulher negra em uma sociedade branca, urbana e machista
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p105Palavras-chave:
Literatura gaúcha, Representação social, Monarca das coxilhas, Mulher negraResumo
Em um estado em que a Literatura dita culta conformou-se com relativo atraso em relação ao restante do país, o modelo estancieiro, as guerras de fronteira determinaram a construção de um modelo mítico: o gaúcho, personagem filtrado pela ótica masculina, urbana e culta. Às mulheres pouco espaço foi concedido; no entanto, Luis Augusto Fischer, em Quatro negros, abre espaço para uma mulher negra, pobre, mãe solteira e, com ela e através dela, reflete sobre a formação e a consolidação da sociedade sulina, destacando o papel, sob certo aspecto, marginal em que o negro tem vivido.Downloads
Referências
BUENO, André. 2006. “O sentido social da forma literária.” Literatura e sociedade: narrativa, poesia, cinema, teatro e canção popular. Rio de Janeiro: 7 Letras.
CANDIDO, Antonio. 1992. Ficção e confissão. Ensaios sobre Graciliano Ramos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
CANDIDO, Antonio. 2000. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8.ed. São Paulo: T.A. Queirós.
CANDIDO, Antonio. 2004. “De cortiço a cortiço” O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo: Duas cidades.
CESAR, Guilhermino. 1970. Нistória do Rio Grande do Sul: período colonial. Porto Alegre: Globo.
CНAVES, Flávio Loureiro. 1999. Нistória e Literatura. 3.ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS.
FISCHER, Luís Augusto. 2005. Quatro negros. Porto Alegre: L&PM.
GONZAGA, Sergius. 1980. “As mentiras sobre o gaúcho: primeiras contribuições da literatura”. D. Freitas et al. orgs. RS: cultura e ideologia. Porto Alegre: Mercado Aberto. 123-128.
ISMERIO, Clarisse. 1995. Mulher: A moral e o imaginário 1889 – 1930. Porto Alegre: EDIPUCRS.
LEITE, Ligia Chiapini Moraes. 1991. O foco narrativo. 5.ed. São Paulo: Ática.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. 1984. Нistória do Rio Grande do Sul. 3.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto.
SCНULER, Donaldo. 2000. Teoria do romance. São Paulo: Ática.
TADIÉ, Jean Yves. 1992. A crítica literária no século XX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
ZILBERMAN, Regina. 1985. Literatura gaúcha. Temas e figuras da ficção e da poesia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: L&PM.
ZILBERMAN, Regina. 1992. A literatura no Rio Grande do Sul. 3.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.