A figura do intelectual afro-brasileiro nos prefácios de Úrsula, Memórias póstumas de Brás Cubas e Recordações do Escrivão Isaías Caminha
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v17p56Palavras-chave:
Paratextos, Maria Firmina, Machado de Assis, Lima BarretoResumo
Este artigo procura demonstrar a utilização de estratégias como a dissimulação de autoria e a condição de expectador do fato narrado, empregadas no fazer literário do escritor afro-brasileiro. Os apontamentos foram baseados na análise dos prefácios de Úrsula, Memórias póstumas de Brás Cubas e Recordações do escrivão Isaías Caminha enquanto espaço paratextual e metaficcional.Downloads
Referências
BARRETO, Lima. 1998. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Ática.
BROOKSHAW, David. 1983. “A tradição do escritor negro”. Raça & cor na literatura brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto.
CANDIDO, Antonio. 2006. Formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul.
DUARTE, Eduardo de Assis. 2007. Machado de Assis afro-descendente: escritos de caramujo. Rio de Janeiro : Pallas; Belo Horizonte: Crisálida, 2007.
DUARTE, Eduardo de Assis. 2007. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. (mimeo). Disponibilizado pelo autor.
LOBO, Luíza. 1993. “Auto retrato de uma pioneira abolicionista”. Crítica sem juízo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.
LOBO, Luíza. 2007. Crítica sem juízo. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
MAGALHÃES JÚNIOR, Raimundo. 1957. Machado de Assis e a abolição. Machado de Assis desconhecido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957.
MAINGUENEAU, Dominique. 1996. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes.
MUZART, Zahidé Lupinacci. 2000. Maria Firmina dos Reis. Escritoras brasileiras do século XIX. Florianópolis: Mulheres.
PRADO, Antônio Arnoni. 1980. Lima Barreto. São Paulo: Abril Educação.
REIS, Maria Firmina dos. 2004. Úrsula. Florianópolis: Mulheres; Belo Horizonte: PUC Minas.
SILVA, H. Pereira da. 1981. Lima Barreto: escritor maldito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Brasília: INL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.