Literatura e utopia revolucionária no cenário brasileiro pós-64: Bar Don Juan e Sempreviva
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v19p5Palavras-chave:
Projeto utópico, Esfacelamento, IntrojeçãoResumo
O conturbado contexto sócio-histórico brasileiro que se estendeu de meados da década de 60 e perdurou até meados da década de 80, deixou marcas indeléveis na produção artístico-cultural desse período. Tais marcas são profundamente refletidas e reelaboradas pela literatura, sob os mais variados aspectos. Dentre elas, a abordagem estética da temática utopia/revolução que, no decorrer desse decurso, pode ser apreendida com maior ou menor intensidade nas obras ficcionais. Nesse sentido, esse estudo se propõe a analisar o modo pelo qual os romances Bar don Juan (1971) e Sempreviva (1981), de Antonio Callado, reelaboram esteticamente em suas economias narrativas a questão do esfacelamento dos projetos utópicos.Downloads
Referências
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