Literatura e utopia revolucionária no cenário brasileiro pós-64: Bar Don Juan e Sempreviva

Autores

  • Giselia Rodrigues Dias da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v19p5

Palavras-chave:

Projeto utópico, Esfacelamento, Introjeção

Resumo

O conturbado contexto sócio-histórico brasileiro que se estendeu de meados da década de 60 e perdurou até meados da década de 80, deixou marcas indeléveis na produção artístico-cultural desse período. Tais marcas são profundamente refletidas e reelaboradas pela literatura, sob os mais variados aspectos. Dentre elas, a abordagem estética da temática utopia/revolução que, no decorrer desse decurso, pode ser apreendida com maior ou menor intensidade nas obras ficcionais. Nesse sentido, esse estudo se propõe a analisar o modo pelo qual os romances Bar don Juan (1971) e Sempreviva (1981), de Antonio Callado, reelaboram esteticamente em suas economias narrativas a questão do esfacelamento dos projetos utópicos.

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Biografia do Autor

Giselia Rodrigues Dias da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

25-03-2016

Como Citar

SILVA, G. R. D. da. Literatura e utopia revolucionária no cenário brasileiro pós-64: Bar Don Juan e Sempreviva. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 19, p. 5–16, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2010v19p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24960. Acesso em: 20 abr. 2024.