Literatura e utopia revolucionária no cenário brasileiro pós-64: Bar Don Juan e Sempreviva

Autores/as

  • Giselia Rodrigues Dias da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v19p5

Palabras clave:

Projeto utópico, Esfacelamento, Introjeção

Resumen

O conturbado contexto sócio-histórico brasileiro que se estendeu de meados da década de 60 e perdurou até meados da década de 80, deixou marcas indeléveis na produção artístico-cultural desse período. Tais marcas são profundamente refletidas e reelaboradas pela literatura, sob os mais variados aspectos. Dentre elas, a abordagem estética da temática utopia/revolução que, no decorrer desse decurso, pode ser apreendida com maior ou menor intensidade nas obras ficcionais. Nesse sentido, esse estudo se propõe a analisar o modo pelo qual os romances Bar don Juan (1971) e Sempreviva (1981), de Antonio Callado, reelaboram esteticamente em suas economias narrativas a questão do esfacelamento dos projetos utópicos.

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Biografía del autor/a

Giselia Rodrigues Dias da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

Citas

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Publicado

25-03-2016

Cómo citar

Silva, Giselia Rodrigues Dias da. «Literatura E Utopia revolucionária No cenário Brasileiro pós-64: Bar Don Juan E Sempreviva». Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 19, marzo de 2016, pp. 5-16, doi:10.5433/1678-2054.2010v19p5.

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