O comportamento homoafetivo a partir do determinismo social, em Acenos e afagos (2008) de João Gilberto Noll
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v18p38Palavras-chave:
Literatura, Homoerotismo, PreconceitoResumo
No romance de João Gilberto Noll, Acenos e Afagos (2008), João Imaculado vivencia relações hetero e homossexuais; dessa forma, analisar-se-á como as atitudes dele estão relacionadas à visão preconceituosa da sociedade dominante. Diante disso, os objetivos específicos são: verificar se o protagonista tem consciência do preconceito existente no âmbito social, e como isso influencia suas relações hetero e homoeróticas. O artigo abordará esses questionamentos e, como resultado, esperase que o personagem, inserido em um entre-lugar, se mostre como alguém que, por não ter coragem de transgredir as leis sociais preconceituosas, submete-se a elas.Downloads
Referências
FARIA, Alexandre et al. Cronologia. Disponível em http://www.joaogilbertonoll.com.br/cronologia.html. Acesso em 06 mar 2010.
FARIA, Alexandre et al. Sobre ele. Disponível em http://www.joaogilbertonoll.com.br/sobreele.html. Acesso em 06 mar 2010.
FOUCAULT, Michel. 2000. Um diálogo sobre os prazeres do sexo. São Paulo: Landy.
INSTITUTO ESTADUAL DO LIVRO. Conselho Estadual de Desenvolvimento Cultural. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 1989. V. R. Morganti, org. Autores Gaúchos: João Gilberto Noll. Porto Alegre: Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas.
NASCIMENTO, Marcio Alessandro Neman do, & Fernando Silva Teixeira Filho. 2006. “Homossexualidade e gueto: a expressão do preconceito entre homossexuais masculinos que frequentam espaços de convivência GLBTT.” Anais do XIX Encontro de Psicologia VI Encontro de Pós-Graduação: Percursos e Perspectivas (Unesp/Assis): 01-07.
NOLL, João Gilberto. 2008. Acenos e Afagos. Rio de Janeiro: Record.
SOUZA, Marcos Aurélio dos Santos. 2008. “O entre-lugar e os estudos culturais.” Travessias (Cascavel) 1: 1-12.
THOMÉ, Ricardo. 2009. Eros proibido: as ideologias em torno da questão homoerótica na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Razão Cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.