Sexualidade e identidades conflitantes em Acenos e afagos, de João Gilberto Noll
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2010v18p26Palavras-chave:
Identidade homossexual, Masculinidade, João Gilberto NollResumo
Um dos principais temas de Acenos e afagos (2008), do escritor João Gilberto Noll, é a identidade incerta do personagem João Imaculado. Estreitamente vinculada à sexualidade, essa identidade no romance é descrita como experiências inquietantes por não se ater nem a heterossexualidade, nem a homossexualidade. O personagem vive a tensão de uma masculinidade problemática, como sugeriu Giddens (1993) ao mesmo tempo determinante e condicionada por interações que o definem como marido, pai de adolescente e parceiro homossexual. Queremos mostrar esse tema como parte de uma problematização mais ampla da sexualidade nas sociedades contemporâneas, na qual a literatura brasileira participa como construções imaginativas a respeito de tais possibilidades conflitantes, como na narrativa de Noll.Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. 1999. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
BOURDIEU, Pierre, Alfonso Hernándes Rodríguez & Rafael Montesinos. 1998. La masculinidad: aspectos sociales y culturales. Quito-Ecuador: Edições Abya-Yala.
BARCELLOS, José Carlos. 2009. “Masculinidade e modernidade em Camilo Castelo Branco.” Matraga (Rio de Janeiro) 16.25 (jul/dez): 54- 73.
BUTLER, Judith. 2003. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
CAMINHA, Adolfo. 1983. O bom crioulo. São Paulo: Ática.
CARRARA, Sérgio. 1999. “Debates.” Maria Luiza Heilborn, org. Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
CARRARA, Sérgio. 2009. Masculinidades em crise no mundo atual. Disponível em: http://www.cpflcultura.com.br/site/2009/12/04/integra-masculinidades-em-crise-sergio-carrara/. São Paulo: CPFL Cultura. Acesso em 22 de jun. de 2010.
COSTA, Rafael Martins. A ficção cíclica de João Gilberto Noll: uma leitura de Acenos e Afagos. Disponível em http://www.joaogilbertonoll.com.br/ResenhaAcenosEafagos. pdf. Acesso em 18 de maio de 2010.
ELIAS, Norbert. 1994. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
FAMÍLIA processa escola por exibição de ‘Brokeback mountain’.Disponível em http://g1.globo. com/Noticias/Cinema/0,,MUL37145-7086,00.html. Notícia do dia 15/05/07. Acesso em 08 de jul. de 2010.
FAZIONI, Michele Cristina dos Santos. 2008 As tensões narrativas em A fúria do corpo, de João Gilberto Noll. Diss. PPG Letras - UFMS.
GIDDENS, Anthony. 1993. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Unesp.
HEILBORN, Maria Luiza & Elaine Reis Brandão. 1999. “Introdução: ciências sociais e sexualidade.” Maria Luiza Heilborn, org. Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 7-17.
HEILBORN, Maria Luiza. 1999. “Construção de si, gênero e sexualidade.” Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 40-59.
LEE, Ang. 2005. O Segredo de Brokeback mountain. Estados Unidos: Focus Features.
NOLASCO, Sócrates. 2001. De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência masculina em sociedades ocidentais. Rio de Janeiro: Rocco.
NOLL, João Gilberto. 1997. Romances e contos reunidos. São Paulo: Cia das Letras.
NOLL, João Gilberto. 2008. Acenos e afagos. Rio de Janeiro: Record.
NOLL, João Gilberto. Entrevista a Entrelinhas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qg0iYD8holg&feature=related>. Acesso em 24 de jun. de 2010.
PROULX, Annie. Brokeback Mountain. Disponível em: http://www.psicopatos.blogspot.com/. Acesso 08 de jul. de 2010.
POLLAK, Michael. 1985. “A homossexualidade masculina: ou a felicidade do gueto?”Philippe Ariés & BÉNJIN, André Bénjin, org. Sexualidades ocidentais. Minas Gerais: Brasiliense.
SENNET, Richard. 1988. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras.
TARNOVSKI, Flávio Luiz. 2004. “‘Pai é tudo igual?’: significados da paternidade para homens que se autodefinem como homossexuais.” Adriana PIscitelli, Maria Filomena Gregori & Sérgio Carrara, orgs. Sexualidade e saberes: convenções e fronteiras. Rio de Janeiro: Gramond. 385-414.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.