Ponta de lança e o papel do escritor na crítica oswaldiana
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v16p72Palavras-chave:
Oswald de Andrade, Modernismo, Crítica literária, EngajamentoResumo
O artigo em questão pretende abordar as ideias críticas de Oswald de Andrade, presentes na coletânea Ponta de lança (1945), com o intuito de observar quais os caminhos apontados pelo autor modernista para o desenvolvimento da literatura e as artes de uma forma geral. Nosso objetivo principal será o de demonstrar a importância que o engajamento político dos artistas desempenha na constituição do pensamento crítico oswaldiano. Dessa forma pretendemos contribuir para a compreensão da produção cultural brasileira na primeira metade do século XX.Downloads
Referências
ÁVILA, Affonso. “Do Barroco ao Modernismo: o desenvolvimento cíclico do projeto literário brasileiro”. O Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975.
BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. São Paulo: Perspectiva, 1970.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
CAMPOS. Haroldo de. “Da Razão Antropofágica: Diálogo e Diferença na Cultura Brasileira”. Metalinguagem & Outras metas: Ensaios de teoria e crítica literária. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 231-256
CANDIDO, Antonio. “Crítica e Sociologia”. Literatura e Sociedade. 8ª ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000; Publifolha, 2000. p. 05 – 16
CARPENTIER, Alejo. “Literatura e consciência política na América Latina”. Literatura e consciência política na América Latina. Manuel J. Palmerim. São Paulo: Ed. Global, s/d.
GOMES, Heloisa Toller. “Antropofagia”. In: FIGUEIREDO, Eurídice. (Org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora: UFJF, 2005.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o modernismo. São Paulo: Duas Cidades/ Ed. 34, 2000.
LIMA, Luiz Costa, org. Teoria da literatura em suas fontes. 2ª ed. São Paulo: Francisco Alves, 1983, 2 vols.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas Literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1993
POLAR, Antonio Cornejo. O condor voa: Literatura e Cultura Latino-Americanas. Mario J. Valdés (org.), Ilka Valle Carvalho (trad.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
SANTIAGO, Silviano. “O entre-lugar do discurso latino-americano”. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SARTRE, Jean Paul. O que é a literatura? 3ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
TADIÉ, Jean Yvés. A crítica literária no século XX. Trad. Wilma Freitas Ronald de Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.