Considerações sobre o gênero romance policial e a obra O Crime da Gávea, de Marcilio Moraes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2009v15p96Palavras-chave:
Romance policial, Enigma, Violência, Narrativa contemporâneaResumo
Este artigo procura demonstrar, a partir da análise da evolução do gênero literário romance policial, que a obra O Crime da gávea, de Marcílio Moraes, em sua representação da violência da metrópole, reúne elementos representativos das narrativas policiais tradicionais e, no entanto, constitui-se em uma narrativa criminal contemporânea.Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. O erotismo. São Paulo: Arx, 2004.
CASTELLO BRANCO, Lucia. O que é Erotismo?. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1984.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 2002.
MATTA, Luis Eduardo. “Crimes e mistério nas letras nacionais”. Digestivo Cultural.06 jan. 2004. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/imprimir.asp?codigo=1254> . Acesso em: 02 de jun. de 2008.
MORAES, Marcilio. O crime da Gávea. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
PIGLIA, Ricardo. “Os Sujeitos trágicos”. In: Formas breves; tradução José Carlos de Macedo - São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
POE, Edgar Allan. Os Crimes da Rua Morgue. Mem Martins: Publicações Europa América, 1981.
PONTES, Mário. Elementares. Notas sobre a história da literatura policial.Ri Janeiro: Odisséia, 2007.
REIMÃO, Sandra Lúcia. O que é romance policial. São Paulo: Brasiliense, 1983.
TODOROV, Tzvetan. “Tipologia do romance policial”. In: As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.