O contexto de enunciação e as condições sócio-políticas de encenação da peça Le Demi-monde, de Alexandre Dumas Filho
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p88Palavras-chave:
Drama burguês, Enunciação, Campo literárioResumo
Este trabalho tem o objetivo de explorar as condições sócio-políticas que levaram o autor Alexandre Dumas filho a optar pelo Théâtre du Gymnase para estréia de sua peça Le Demi-Monde, em 1855. Utilizamos como fonte o prefácio presente na coletânea Teatro Completo, publicada em 1898, no qual o autor explica suas razões para escrever a peça, expondo sua reflexões sobre este teatro e os motivos da recusa do convite para a representação no Théatre-Français. O quadro teórico, por sua vez, compreende a especificidade do diálogo teatral e sua tripla situação de enunciação, conceitos encontrados em Pragmática para o discurso literário, de Dominique Maingueneau (1996).Downloads
Referências
CHARAUDEAU, Patrick, & Dominique Maingueneau. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006.
DUMAS fils, Alexandre. Théâtre complet avec préfaces inédites. T. II. Paris: Calmann Lévy, 1898.
MAINGUENEAU, Dominique. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.
MIQUEL, Jean-Pierre et al. Comédie-Française. Connaissance des arts, 1996.
TOPAL, Eron. Une Histoire du théâtre du gymnase. Disponível em http://www.theatredugymnase.com/theatre.html. Acesso em 09/07/2008.
NOEL, Carlos Martin. Les idées sociales dans le théâtre de A. Dumas fils. Paris: A. Messin, 1912.
SARCEY, Francisque. Alexandre Dumas fils. Cosmopolis, Revue internacionale, 1.1 (janvier 1896): 171-183.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.