Rubem Braga e as estrelas da mídia

Autores

  • Luiz Carlos dos Santos Simon Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v13p69

Palavras-chave:

Rubem Braga, Crônica, Mídia, Mulher

Resumo

A televisão e a música popular tornam-se, a partir da segunda metade do século XX, referências importantes na vida cultural brasileira. Assim, cabe investigar como a literatura deste período incorpora as linguagens das referidas manifestações culturais. Em crônicas de Rubem Braga, é intenso o trânsito entre o ambiente midiático e um tom mais lírico e poético. São produtos desta negociação duas crônicas que se concentram em figuras femininas destacadas nos meios televisivo e musical: Dina Sfat e Rita Lee. Este trabalho se dispõe a examinar como a perspectiva do cronista diante da mídia ajuda a construir uma imagem de mulher na literatura brasileira contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos dos Santos Simon, Universidade Estadual de Londrina

Professor da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ARRIGUCCI JR., Davi. Enigma e comentário: ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

BRAGA, Rubem. As boas coisas da vida. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1991.

BRAGA, Rubem. Recado de primavera. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1984.

CARVALHO, Marco Antonio de. Rubem Braga: um cigano fazendeiro do ar. São Paulo: Globo, 2007.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Trad. Ivone C. Benedetti. Bauru-SP: Edusc, 2001.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Downloads

Publicado

20-12-2008

Como Citar

Simon, Luiz Carlos dos Santos. “Rubem Braga E As Estrelas Da mídia”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 13, dezembro de 2008, p. 69-77, doi:10.5433/1678-2054.2008v13p69.