Experiência urbana, memória e escrita no conto “A arte de andar nas ruas do rio de janeiro”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v12p34Palavras-chave:
Experiência urbana, Memória, Escrita, Rubem FonsecaResumo
O artigo analisa a representação da experiência urbana, por meio da relação entre memória e escrita, no conto “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro”, de Rubem Fonseca. Procura destacar a configuração do personagem-protagonista e a tensão por ele vivida mediante a percepção da cidade do presente e a do passado, bem como os elementos narrativos dessa formalização no conto.Downloads
Referências
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FONSECA, Rubem. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001
LIMA, Jorge da Cunha. “Fragmentos de um discurso urbano”. Dossiê cidades. Revista da USP, 5 (1996).
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1989.
PREZOLLINI, Giuseppe. Storia tascabili della letteratura italiana. Milano: Pan, 1979. Anselmo Pessoa Neto. Italo Calvino: as passagens obrigatórias. Goiânia: Editora da UFG, 1997.
ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SIMMEL, Georg. “A metrópole e a vida mental”. Otávio Guilherme Velho, org. O fenômeno urbano. São Paulo: Zahar, 1979.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade na história e na literatura. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.