Diálogos nas fronteiras: as relações nos espaços de Ohio impromptu de Samuel Beckett
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2007v10p87Palavras-chave:
Teatro, Espaço, Arquitetura, ImagemResumo
O objetivo deste estudo é, através de uma estratégia interdisciplinar, analisar comparativamente as representações do espaço em Ohio Impromptu, construindo especialmente um diálogo com o pensamento de Leonardo Da Vinci e o conceito de espaço apresentado por Zygmunt Bauman – de que modo o espaço pictórico dialoga com o espaço textual, e como essas representações se relacionam e interferem na trama tempo / memória / Leitor / espectador. Para tanto, será também utilizada a versão em fi lme, dirigida por Charles Sturridge na série Beckett on Film.Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. 2003. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.
BAUMAN, Zygmunt. 2001. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar.
BECKETT, Samuel. 1995. The complete short prose. New York: Grove Press.
BECKETT, Samuel. 1984. Three plays. Ohio Impromptu, Catastrophe and What Where. New York: Grove Press.
BLOOM, Harold. 1991. A angustia da infl uencia. Uma teoria da poesia. Rio de Janeiro: Imago.
BRIZIO, Anna Maria, BRUGNOLI, Maria V., CHASTEL, André. 1981. Leonardo l´artista. Maidenhead: Giunti Barbèra.
CARREIRA, Eduardo. 2000. Os escritos de Leonardo Da Vinci sobre a arte da pintura. Brasília: UnB.
CAVALCANTI, Isabel. 2006. Eu que não estou aí onde estou: o teatro de Samuel Beckett – O sujeito e a cena no entreato do traço e do apagamento. Rio de Janeiro: 7letras.
CHARTIER, Roger. 1999. A aventura do livro – do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP.
COSTA, Ligia Militz da. 1992. A poética de Aristóteles: mimese e verossimilhança. São Paulo: Ática.
COSTA, Ligia Militz da. 1996. Mimese e verossimilhança: na “Poética” de Aristóteles e na teoria da literatura contemporânea. Tese, Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DUARTE, Paulo Sergio (org.). 2005. Rosa-dos-ventos. Posições e direções na arte contemporânea. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul.
DA VINCI, Leonardo. 2004. Anotações de Da Vinci por ele mesmo. São Paulo: Madras.
DA VINCI, Leonardo. 2004. Da Vinci por ele mesmo (M. Malvezi, trad.). São Paulo: Madras.
DUBOIS, Philippe. 1998. O ato fotográfi co. Campinas: Papirus.
ESSLIN, Martin. 1968. The theatre of the absurd. Harmondsworth, Middlesex, England: Penguin Books.
GONTARSKI, S. E. 1995. Introduction. In: BECKETT, S. The complete short prose. New York: Grove Press.
JENNY, Laurent. 1979. A estratégia da forma. In: POÉTIQUE, revista de teoria e análise literárias. Intertextualidades. Coimbra: Almedina.
KALB, Jonathan. 1989. Beckett in performance. Cambridge: Cambridge Univ. Press.
LOOS, Adolf. 1998. Ornament and crime: selected essays. Opel, Adolf (ed.). Mitchell, Michael (trad.). Riverside, California: Ariadne Press, p. 167-176.
MARCULESCO, Ileana. Beckett and the temptation of solipsism. Disponível em: <http://www.themodernword.com/beckett/beckett works paper.html>
McMULLAN, Anna. 1993. Theater on trial: Samuel Beckett´s later drama. New York: Routl edge.
MITCHELL, W.J.T. 1990. Representation. In: Critical terms for literary study. Frank Leutricchia; Thomas McLaughlin (eds.). Chicago: University of Chicago Press, p. 11-22.
OLIVEIRA, Ubiratan Paiva de. 1996. Harold Pinter, cinema e literatura: os limites da realidade. (tese). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. 1978. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática.
RICHARD, André. 1989. A crítica de arte. São Paulo: Martins Fontes.
SONTAG, Susan. 1981. Ensaios sobre a fotografi a. Na caverna de Platão. Rio de Janeiro: Arbor.
VALÉRY, Paul. 1998. Introdução ao método de Leonardo Da Vinci. São Paulo: Ed. 34 ZAMMATTIO, C., MARINONI, A., BRIZIO, A.M. Leonardo scienzato.Maidenhead: Giunti Barbèra.
SEELIG, Adam. Beckett`s dying remains: the process of playwriting in the Ohio Impromptu manuscripts. Disponivel em: http://www.utpjournals.com/product/md/433/remains3.html
http://www.themodernword.com/beckett/beckett works short.html
http://www.themodernword.com/beckett/bof_ohio_impromptu.html
http://en.wikipedia.org/wiki/ohio_impromptu
http://www.poetrymagazines.org.uk/mgazine/record.asp?id=3540
http://samuel-beckett.net/endgame.html
http://en.wikipedia.org/wiki/ornament_and_crime
http://www.grandtradition.net/?q=beauty-ornament-and-crime-adolf-loos-and-leon-baptista-alberti-on-ornament
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.