A entrada do leitor no texto ficcional: uma leitura de Angélica de Lygia Bojunga Nunes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2006v7p39Palavras-chave:
Lygia Bojunga Nunes, Leitor, Espaços vaziosResumo
O presente artigo focaliza a obra Angélica (1975) de Lygia Bojunga Nunes à luz da estética da recepção, e, sobretudo, da teoria do efeito, propugnada por Wolfgang Iser. Tendo isso em vista, mostramos os modos como a autora conduz o leitor, estimulando-o a produzir as conexões textuais deixadas em suspenso, através de recursos como as histórias encaixadas, o suspense e os jogos temporais.Downloads
Referências
BARBOSA, João Alexandre. 1996. A biblioteca imaginária. São Paulo: Ateliê Editorial.
BIEDERMANN, Hans. 1993. Dicionário ilustrado de símbolos. São Paulo: Melhoramentos.
CANDIDO, Antonio. 1972. “A literatura e a formação do homem”. Ciência eCultura, v. 24, n. 9, [803-9].
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANDT, Alain. 1974. Dictionnaire dês symboles. Paris: Seghers.
CIRLOT, Juan-Eduardo. 1984. Dicionário de símbolos. Trad. Rubens E. F. Frias. São Paulo: Moraes.
ISER, Wolfgang. 1996. O ato da leitura :uma teoria do efeito estético. Trad.Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, v. 1.
ISER, Wolfgang. 1999a. O ato da leitura:uma teoria doefeito estético. Trad. Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, v. 2.
ISER, Wolfgang. Mar. 1999b. “A indeterminação e a resposta do leitor na prosa de ficção”. Trad. Maria Angela Aguiar. Caderno do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre, v. 3, n. 2, [1-47].
ISER, Wolfgang. 1999c. “Teoria da recepção: reação a uma circunstância histórica”. ROCHA, João Cezar de Castro. (org). Teoria da ficção:indagações à obra deWolfgangIser. Trad. Bluma Waddington Vilar e João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EdUERJ. [19-33].
MARCHI, Diana Maria. 2000. A literatura infantil gaúcha: uma história possível. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS.
NUNES, Lygia Bojunga. 1983. O sofá estampado. Il. Elvira Vigna. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
NUNES, Lygia Bojunga. 1985. A ngélica. Il. Vilma Pasqualini. 9. ed. Rio de Janeiro: Agir.
NUNES, Lygia Bojunga. 1990. A bolsaamarela. Il. Marie Louise Nery. 17. ed. Rio de Janeiro: Agir.
SANDRONI, Laura Constância. 1987. DeLobatoàBojunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir. VERÍSSIMO, Érico. 1978. A vida do elefante Basílio. In SANDRONI, Laura Constância. Histórias infantis de Érico Veríssimo. Porto Alegre: Globo.
ZILBERMAN, Regina. 1982. A literatura infantil e o leitor. In: ZILBERMAN, Regina; CADEMARTORI, Lígia Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 2. ed. São Paulo: Ática. [61-134].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.