Momentos do homoerotismo. a atualidade: homocultura e escrita- pós:identitária
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2006v7p26Palavras-chave:
Homocultura, Homoerotismo, Pós-identidadeResumo
Neste artigo apresentamos alguns momentos do homoerotismo na literatura brasileira, em textos selecionados para análise, que visam desenhar um percurso relevante seguido nas representações da temática. Da desqualificação e silenciamento iniciais dos sujeitos homoeróticos, ao reconhecimento do caráter fluido das posições de identidade, buscou-se refazer um percurso possível. Como ponto de chegada foi escolhido o romance Onde andará Dulce Veiga? Um romance B, considerado como exemplar da escrita que reconhece uma homocultura e a dificuldade para classificar os sujeitos em posições identitárias fixas, escrita também chamada de pós- identitária.Downloads
Referências
ALENCAR, José de. 1960. O demônio familiar. Obra completa. V. 4. Rio de Janeiro: Aguilar.
ANDRADE, Mário de. 1999. Contos Novos. 17ª Ed. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Itatiaia. [109].
ASSIS, José Maria Machado de. 1997. Obra completa. Afrânio Coutinho (org.). Rio de Janeiro: Nova Aguilar.
BUTLER, Judith. 2001. “Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do ‘sexo’”. O corpo educado: pedagogias da sexualidade, Guacira Lopes Louro (org.). 2ªEd. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GINZBURG, Jaime. Jul./ dez. 2003. “A crítica da sociedade patriarcal em contos de Mário de Andrade”. Ciências & Letras, Porto Alegre, n.34, [39-45].
GREEN, James Naylor. 2000. Além do carnaval: A homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: UNESP.
HALL, Stuart. 2004. “Quem precisa de identidade?”. Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Tomaz Tadeu da Silva (org.), 3ªEd. Petrópolis, RJ: Vozes.
HUTCHEON, Linda. 1991. Poética do Pós-Modernismo : história, teoria ficção. Rio de Janeiro: Imago.
LOURO, Guacira Lopes. Jul.-dez. de 2001. “Teoria Queer – Uma política pós-identitária para a educação”. Estudos Feministas, Florianópolis, ano 9, [541-52].
SANTIAGO, Silviano. 1999. Stella Manhattan, 2ª Ed. Rio de Janeiro: Rocco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.