A poesia na filosofia Heideggeriana: uma breve investigação rumo à crítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2005v5p2Palavras-chave:
Poesia, Filosofia, HeideggerResumo
As reflexões de Martin Heidegger (1889), filósofo alemão, marcaram uma virada na tradição filosófica e o início de um novo pensamento em que o cuidado com a linguagem era tão importante quanto à trajetória do pensamento. Aliás, um e outro estão intrinsecamente relacionados nessa filosofia. Será sobre a poesia pensada por Heidegger que nos debruçaremos em nosso trabalho, fazendo primeiro uma sucinta exposição das idéias principais do filósofo e em seguida tentando mostrar como os Estudos Literários, sobretudo a crítica especializada em poesia, podem ser beneficiados pelo pensamento heideggeriano.Downloads
Referências
CASTRO, Afonso de. 1992. A Poética de Manoel de Barros. Campo Grande: FUCMT UCDB.
GUIMARÃES, Fernando. 1992. Simbolismo, Modernismo e Vanguardas. Porto: Lello & Irmão .
HEIDEGGER, Martin. 1958. Arte y Poesía. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
HEIDEGGER, Martin. 1979a. Que é Isto - a Filosofia? Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural pp. 7-24.
HEIDEGGER, Martin. 1979b. O Fim da Filosofia e a Tarefa do Pensamento. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural. p. 65-81.
HEIDEGGER, Martin. 1979c. Sobre a Essência da Verdade. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural. p. 127-45.
HEIDEGGER, Martin. 1990. A Origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70.
NUNES, Benedito. 2002. Heidegger & Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
PLATÃO. 1954. Fedro .Porto Alegre: Globo. p. 187-263.
PLATÃO. 1996. .A República. . Rio de Janeiro: Ediouro.
RAMOS, Samuel. 1958. Prólogo. Martin Heidegger. Arte y Poesía. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
RÉE, Jonathan. 2000. Heidegger. História e Verdade em Ser e Tempo. São Paulo: Editora UNESP.
VICO, Giambattista. 1979. Da Sabedoria Poética - Livro Segundo. Princípios de uma ciência nova; acerca da natureza comum das nações São Paulo: Abril Cultural. p. 65-75.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.