Jorge de Lima: poesia negra e a recepção crítica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2003v3p40Palavras-chave:
Poemas negros, Jorge de Lima, CríticaResumo
Discussão da fortuna crítica sobre os poemas de temática negra de Jorge de Lima, enfatizando a linha de influência de Gilberto Freyre na interpretação e louvação do poeta alagoano. Apontamento da distância de Lima em relação ao negro por um lado e da eficácia do reconhecimento do negro como contribuidor para a cultura brasileira.Downloads
Referências
ALMEIDA, Lilian Pestre de. “Jorge de Lima: Quelques poemes afro-bresiliens: Lecture et traduction.” Cahiers du Monde Hispanique et Luso-Bresilien (Toulose) 30 (1978): 23-38.
BANDEIRA, Antônio Rangel. Jorge de Lima – O Roteiro de Uma Contradição. Rio de Janeiro: São José, 1959.
BASTIDE, Roger. 1947. Poetas do Brasil. Curitiba: Guaíra.
CAVALCANTI, Povina. 1969. Vida e Obras de Jorge de Lima. Rio de Janeiro: Correio da Manhã.
DEGLER, Carl N. 1971. Neither Black nor White. New York: MacMillan.
FITZ, Earl E. 1976. “The Black Poetry of Nicolás Guillén and Jorge de Lima: A Comparative Study”. Inti: Revista de Literatura Hispánica 4: 76-84.
LIMA, Jorge de. 1974. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1974.
KENNEDY, James H. 1973. “Jorge de Lima: Brazilian Poet”. Black World 22 (set.): 18-23.
MILLIET, Sérgio. 1953. Panorama da Moderna Poesia Brasileira. Rio de Janeiro: MES/ Serviço de Documentação. 251-293.
NUNES, Maria Luísa. 1976. “The Black Poetry of Jorge de Lima”. College Language Association Journal 19: 418-31.
PRETO-RODAS, Richard. 1975. “The Black Presence and Two Brazilian Modernists: Jorge de Lima and Jose Lins do Rego”. Tradition and Renewal: Essays on Twentieth-Century Latin American Literature. Ed. Merlin H. Forster e Robert E. Scott. Urbana: U of Illinois P. 81-101.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.