Mímesis: unidade e fragmentação : Organização e Edição do Primeiro Fausto de Fernando Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2002v1p73Palavras-chave:
Fernando Pessoa, Mímesis, Primeiro FaustoResumo
O problema da organização e edição do Primeiro Fausto. Questões relativas à fragmentação incompletude e fragmentação da obra. Comparações entre as edições da Ática e Aguilar e a nova edição Epopéia. Pontos de contato entre critica literária e estudo filológico no "Primeiro Fausto" de Fernando Pessoa.Downloads
Referências
GUSMÃO, M. “O Fausto de Fernando Pessoa.” Fausto na literatura européia. Org. de J. Barrento. Lisboa: apáginastantas, 1984.
GUSMÃO, M. O poema impossível – O Fausto de Pessoa. Lisboa: Caminho, 1986. 240p.
PESSOA, Fernando. Obra poética. Rio de Janeiro: Aguilar: 1972.
PESSOA, Fernando. O manuscrito de O Guardador de Rebanhos de Alberto Coeiro. Fac-simile. Apresentação de I. Castro. Lisboa: Dom Quixote, 1986a.
PESSOA, Fernando. Poemas Dramáticos I. Notas de E. F. da Costa. Vol. VI. Lisboa: Ática, 1952.
PESSOA, Fernando. Primeiro Fausto. Org. D. Colombini.São Paulo: Epopéia, 1986b.
PESSOA, Fernando. Fausto: Tragédia Subjectiva (Fragmentos). Org. T. S. Cunha. Lisboa: Presença, 1988.
SCHEIDL, Ludwig Franz. “O Fausto em tempos de crise (Goethe, Fernando Pessoa, Valéry).” In: Circunavegando Fernando Pessoa. Ciclo de Conferências no Cinqüentenário de Fernando Pessoa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.