PROFLETRAS e a constituição de comunidades de práticas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p12-23Palavras-chave:
Profletras, Comunidades de práticas, LiteraturaResumo
O artigo propõe reflexão sobre as peculiaridades da formação continuada de professoras/es da Educação Básica desenvolvida nas instituições que integram o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas (PROFLETRAS), apoiando-se em dados obtidos em pesquisa de pós-doutorado realizada na Faculdade de Educação de São Paulo (FEUSP), entre 2021 e 2023, cujo objetivo geral foi propor uma cartografia da didática da literatura no Brasil a partir da análise de dissertações de mestrado defendidas no PROFLETRAS entre 2015 e 2020. O artigo apresenta os principais achados da pesquisa, os quais demonstram certas tendências quanto ao ensino de literatura. Discute-se, então, o que tais convergências entre as dissertações demonstram do PROFLETRAS e do modelo de formação docente proposta pelo programa. Percebe-se que a natureza do programa, oferecido em rede nacional, contribui para que sejam formadas comunidades de práticas ( ) docentes, as quais incluem docentes da educação básica e do ensino superior. Finalmente discorre-se sobre os desafios a serem enfrentados pelo programa após sua primeira década de existência. O referencial teórico que alimenta as reflexões aqui apresentadas está vinculado a autores das pedagogias decoloniais, como Walsh, Palermo, além de Freire e Hooks.
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