A formação docente e de leitores literários no Programa de Residência Pedagógica da UFRJ

teorias e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p128-143

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação de professores

Resumo

No primeiro edital do Programa de Residência Pedagógica de 2018, a Universidade Federal do Rio de janeiro não aderiu ao programa por acreditar que o referido edital feria sua autonomia em relação aos estágios e que trazia em seu bojo uma concepção instrumental de aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2022, com o lançamento de novo edital do PRP, avaliou-se que os problemas do edital anterior tinham sido resolvidos, possibilitando a adesão da UFRJ ao programa. O presente artigo analisa as atividades desenvolvidas no subprojeto “O ensino de literatura de 6º a 9º ano: teorias e práticas para formação de leitores literários” em três escolas federais: Colégio de Aplicação da UFRJ, Colégio Pedro II – Tijuca e Colégio Pedro II – Engenho Novo. A escolha dessas séries se deveu por muitos não considerarem que se ensine literatura nesse nível de ensino por ligarem a literatura ao Ensino Médio e à historiografia literária. As atividades desenvolvidas nessas três unidades escolares privilegiaram a constituição de comunidades de leitores e a educação literária (COLOMER, 2011) pensando na atuação dos residentes como futuros professores e formadores de leitores de literatura na escola.

Palavras-chave: Residência Pedagógica; Formação de professores; Ensino de Literatura.

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Biografia do Autor

André Luís Mourão de Uzêda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

André Luís Mourão de Uzêda é docente de Português e Literatura do Colégio de Aplicação da UFRJ. Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ e preceptor do subprojeto de Português do Programa de Residência Pedagógica (UFRJ/CAPES), é membro do grupo de pesquisa Literatura e Educação Literária. Contato: andreuzeda@ufrj.br

Juliana Berlim, Colégio Pedro II

Juliana Berlim é professora de Português e Literatura do Colégio Pedro II e preceptora do subprojeto de Português do Programa de Residência Pedagógica (UFRJ/CAPES). Mestra em Ciência da Literatura pela UFRJ. Pesquisa literatura fantástica e formação leitora na escola. Contato: juliananberlim@gmail.com

Marcos Vinícius Scheffel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Teoria da Literatura (UFSC-2011), Mestre em Literatura Brasileira (UFSC-2007). Professor de Didática de Português e Literatura - UFRJ. Professor do ProfLetras UFRJ. Professor do ProfLetras - UFRJ.

Victor Figueiredo Souza Vasconcellos, Colégio Pedro II

Victor Figueiredo Souza Vasconcellos é docente de Português e Literatura do Colégio Pedro II. Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ e preceptor do subprojeto de Português do Programa de Residência Pedagógica (UFRJ/CAPES). Desenvolve pesquisas sobre Literatura, Educação e Tecnologia. Contato: victorfsvasc@yahoo.com.br

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

UZÊDA, André Luís Mourão de; BERLIM, Juliana; SCHEFFEL, Marcos Vinícius; VASCONCELLOS, Victor Figueiredo Souza. A formação docente e de leitores literários no Programa de Residência Pedagógica da UFRJ: teorias e práticas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 128–143, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p128-143. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49581. Acesso em: 30 dez. 2024.