Jogos e ludicidade no ensino de português
uma análise da experiência do Pibid-Letras
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p186-198Palavras-chave:
Jogos, Ludicidade, PIBID, Ensino de portuguêsResumo
O presente trabalho visa a investigar sobre jogos e ludicidade no ensino de português através da análise das experiências dos jogos realizados pelos bolsistas de iniciação à docência do curso de Letras – Língua Portuguesa do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Para tanto, são apresentados apontamentos teóricos sobre os significados e as características da ludicidade e dos jogos, sendo em seguida descritas as regras, o desenvolvimento e a aplicação dos jogos realizados pelos bolsistas do Pibid, identificando-se e discutindo-se, por fim, os aspectos relevantes a partir dessa experiência. Enfatizam-se, na análise dos dados, os momentos de manifestação de espontaneidade, de resistência e de atitudes intuitivas por parte dos alunos. Concluímos que os jogos permitem a materialização e mesmo a superação dos aspectos destacados pela teoria, além de tecermos considerações sobre a concepção de educação que subjaz a nossas análises e como ela deve ser amadurecida.
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