A fossilização de erros: o estado da questão

Autores

  • Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2000v3n1p47

Palavras-chave:

Fossilização de erros, Llínguas estrangeiras, Aprendizagem das L2/LE.

Resumo

No presente ensaio pretende-se apresentar o resultado do rastreamento de textos relativos à fossilização de erros em segundas línguas/línguas estrangeiras (L2/LE), fenômeno lingüístico que refere-se ao reaparecimento regular de estruturas lingüísticas que não se correspondem às da língua objeto (LO) produzidas por aprendizes de L2 e que se fixam na interlíngua (IL) dos estudantes. A intenção de trazer à luz estas reflexões relaciona-se ao fato de que o fenômeno é visto como um dos traços principais das interlínguas, de ser um elemento característico do processo de aquisição/aprendizagem das L2/LE, não acontecendo na aquisição das línguas maternas/primeiras línguas (LM/LI) e, acima de tudo, porque a fossilização tem a virtude de poder atuar como elemento bloqueador da progressão esperada ou da produção fluída nessa LO.

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Biografia do Autor

Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, Universidade Estadual de Londrina

É Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Concluiu seu Doutorado em Lingüística na Universidad de Valladolid, Espanha (1998), o qual foi revalidado pela Universidade Estadual de Londrina na área de Estudos da Linguagem. Obteve seu título de Mestre em Letras Neolatinas (Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui Graduação em Letras Português Espanhol (Bacharelado, 1983 e Licenciatura, 1984) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2004-07-15

Como Citar

DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. A fossilização de erros: o estado da questão. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 47–61, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2000v3n1p47. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4473. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos