Seqüências didáticas para desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação

Autores

  • Paula Tatianne Carréra Szundy Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p243

Palavras-chave:

Gênero, seqüência didática, leitura, reflexão.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo descrever o projeto Seqüências didáticas para a construção da haMidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicaçãoYcpíe está sendo desenvolvido nas minhas aulas de Prática de Ensino da Língua Inglesa na Universidade Federal do Acre com o apoio do Programa de Consolidação de Licenciaturas Prodocência 2006 (MEC/SESU/DEPEM). Com base na concepção de que as aulas de Prática de Ensino no curso de graduação em Letras devem formar o professor-pesquisador envolvido em um processo contínuo de reflexão sobre    suas    próprias    ações    e    engajado    na    busca de transformações para práticas pedagógicas vigentes, o projeto em questão tem como  foco o desenvolvimento de  seqüências didáticas para construção da habilidade de leitura em língua inglesa e a posterior aplicação dessas seqüências em um curso de extensão oferecido para alunos do ensino médio. As seqüências didáticas foram elaboradas pelos graduandos do 8° período  sob a minha orientação a partir das diretrizes curriculares postuladas pelos PCNs de língua estrangeira e língua materna e em teorias sobre gêneros discursivos e ensino. Após a contextualização do projeto e a breve descrição das seqüências didáticas, apresento uma discussão baseada nos recortes   dos   planos   de   curso   elaborados   pelos   alunos-professores a fim de suscitar a reflexão sobre o processo de formação que pode ser depreendido da análise desses planos de curso.

Biografia do Autor

Paula Tatianne Carréra Szundy, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa D'ávilla (1995), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

SZUNDY, Paula Tatianne Carréra. Seqüências didáticas para desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa: elaboração e aplicação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 243–263, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n2p243. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4445. Acesso em: 4 jul. 2024.