Interação, escrita e metaconsciência na formação inicial de professores

Autores

  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p151

Palavras-chave:

Escrita, Interação, Metaconsciência, Formação de professores.

Resumo

Discutem-se as relações do professor com a escrita, em sua formação inicial, a partir de intervenções diretas conduzidas pela perspectiva sócio-interacionista de linguagem. As marcas de alterações apresentadas nos exemplos escritos demonstram como o aluno interage com o texto, construindo uma metaconsciência sobre o processo de escrita, conhecendo a si como produtor e o ‘outro’ como interlocutor de seu texto. Essa metaescrita se internalizou a partir da alteração da concepção de escrita no aluno, a partir das noções de revisão e reescrita no processo de produção de textos, evidenciando-se o desenvolvimento da metaconsciência na escrita a partir da concepção de escrita como trabalho.

Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Relizou seu curso de Mestrado em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Atua nas linhas de pesquisa 'Ensino e Aprendizagem de Línguas', enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e 'Formação do Professor de Língua', investigando a constituição da escrita na formação incial e continuada.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

MENEGASSI, Renilson José. Interação, escrita e metaconsciência na formação inicial de professores. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 151–168, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n2p151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3943. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos