Levantamento de Elementos Ensináveis nos Gêneros "Notícia Impressa" em Língua Materna (LM) e "Notícia Virtual" em Língua Estrangeira (LE)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n2p109Palavras-chave:
Gêneros Textuais, Notícias, Ensino de Leitura.Resumo
Com vistas à proposta de interdisciplinaridade e organização do ensino em torno dos gêneros, pretendemos abordar, nesta comunicação, os elementos ensináveis dos gêneros “notícia impressa” em língua materna e “notícia virtual” em língua inglesa no que se refere à infra-estrutura textual. A partir da descrição dos referidos gêneros, efetuada com base na teoria interacionista sócio-discursiva de Bronckart (1999) e Dolz & Schneuwly (1998), ressaltaremos as unidades lingüísticas de possível relevância, de acordo com sua função, para o ensino de língua portuguesa e língua inglesa presentes nestes gêneros. Ilustraremos essa exposição através de corpus de notícia, exemplificando, sempre que possível, cada elemento abordado. Pretendemos, com esta apresentação, colaborar com o trabalho docente, oferecendo-lhe ferramentas que possam contribuir para aplicação dos gêneros no ensino de línguas, estrangeira e materna.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.