Reflexões sobre Propostas de Didatização de Gênero

Autores

  • Ana Maria de Mattos Guimarães UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p71

Palavras-chave:

Gênero de Texto, Modelo Didático, Sequências Didáticas, Interacionismo Sociodiscursivo, Ensino Fundamental.

Resumo

Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a noção de gênero como instrumento de ensino-aprendizagem passou a ser um tópico freqüente no debate didático de como ensinar Português.  Este trabalho pretende analisar a realidade do ensino fundamental brasileiro nesta questão e mostrar o que significa trabalhar com gêneros textuais, dentro da proposta teórica do interacionismo sociodiscursivo.

Biografia do Autor

Ana Maria de Mattos Guimarães, UNISINOS

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1970), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde coordena o Programa de Pós -Graduação em Lingüística Aplicada.

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Publicado

2005-07-15

Como Citar

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Reflexões sobre Propostas de Didatização de Gênero. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 71–88, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p71. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3637. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos