Contribuição da filologia e da crítica textual para o estudo de documentos manuscritos de Paranaguá
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n1p335Palavras-chave:
Filologia. Crítica Textual. Documentos de Paranaguá.Resumo
O objetivo deste texto é apresentar o cotejo de dois testemunhos apógrafos manuscritos, destacando as variantes contidas entre eles. Como aporte metodológico se servirá: (i) de duas etapas específicas de operação da edição crítica: a collatio [colação] e a composição do aparato crítico ou aparato de variantes; e (ii) da edição semidiplomática apenas como meio de reprodução textual. Espera-se que este trabalho possa contribuir com o desenvolvimento da filologia e da crítica textual, e também servir de incentivo a novas pesquisas, e à reconstituição da história social da língua portuguesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.