(Re)pensando a citação em textos acadêmico-científicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p421Palabras clave:
citação, texto acadêmico, dimensão dialógica.Resumen
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a citação no texto acadêmico-científico. Argumentamos em favor da necessidade de se reivindicar o citar em sua dimensão dialógica, partindo do pressuposto de que o olhar concebido pelos manuais de metodologia científica não dá conta da complexidade que recobre o citar no texto acadêmico-científico. Apoiando-nos em pressupostos teóricos do dialogismo bakhtiniano e em estudos de Maingueneau (1996, 2002), Charaudeau; Maingueneau (2004), Boch; Grossmann (2002), entre outros, e retomando algumas discussões de autores de manuais de metodologia científica, apresentamos um texto que se tece em torno de três questões básicas: o que seja o citar, o para que e o como citar. Examinando recortes de textos de pesquisadores iniciantes na produção de textos acadêmico-científicos, procuramos mostrar que o citar e o ensino do citar não podem se limitar à compreensão de um conjunto de procedimentos técnicos e/ou formais, por entendermos que, quando se cita, entram em cena também aspectos de natureza enunciativa, como aqueles relativos ao posicionamento do enunciador frente ao dito por outrem.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.