(Re)pensando a citação em textos acadêmico-científicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p421Keywords:
citação, texto acadêmico, dimensão dialógica.Abstract
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a citação no texto acadêmico-científico. Argumentamos em favor da necessidade de se reivindicar o citar em sua dimensão dialógica, partindo do pressuposto de que o olhar concebido pelos manuais de metodologia científica não dá conta da complexidade que recobre o citar no texto acadêmico-científico. Apoiando-nos em pressupostos teóricos do dialogismo bakhtiniano e em estudos de Maingueneau (1996, 2002), Charaudeau; Maingueneau (2004), Boch; Grossmann (2002), entre outros, e retomando algumas discussões de autores de manuais de metodologia científica, apresentamos um texto que se tece em torno de três questões básicas: o que seja o citar, o para que e o como citar. Examinando recortes de textos de pesquisadores iniciantes na produção de textos acadêmico-científicos, procuramos mostrar que o citar e o ensino do citar não podem se limitar à compreensão de um conjunto de procedimentos técnicos e/ou formais, por entendermos que, quando se cita, entram em cena também aspectos de natureza enunciativa, como aqueles relativos ao posicionamento do enunciador frente ao dito por outrem.Downloads
Published
2011-12-20
How to Cite
BESSA, José Cezinaldo Rocha. (Re)pensando a citação em textos acadêmico-científicos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 421–439, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p421. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8832. Acesso em: 25 jul. 2024.
Issue
Section
Article