(Re)pensando a citação em textos acadêmico-científicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p421Keywords:
citação, texto acadêmico, dimensão dialógica.Abstract
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a citação no texto acadêmico-científico. Argumentamos em favor da necessidade de se reivindicar o citar em sua dimensão dialógica, partindo do pressuposto de que o olhar concebido pelos manuais de metodologia científica não dá conta da complexidade que recobre o citar no texto acadêmico-científico. Apoiando-nos em pressupostos teóricos do dialogismo bakhtiniano e em estudos de Maingueneau (1996, 2002), Charaudeau; Maingueneau (2004), Boch; Grossmann (2002), entre outros, e retomando algumas discussões de autores de manuais de metodologia científica, apresentamos um texto que se tece em torno de três questões básicas: o que seja o citar, o para que e o como citar. Examinando recortes de textos de pesquisadores iniciantes na produção de textos acadêmico-científicos, procuramos mostrar que o citar e o ensino do citar não podem se limitar à compreensão de um conjunto de procedimentos técnicos e/ou formais, por entendermos que, quando se cita, entram em cena também aspectos de natureza enunciativa, como aqueles relativos ao posicionamento do enunciador frente ao dito por outrem.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-12-20
How to Cite
BESSA, José Cezinaldo Rocha. (Re)pensando a citação em textos acadêmico-científicos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 421–439, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p421. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8832. Acesso em: 23 dec. 2024.
Issue
Section
Article