A formação de professores e as comunidades virtuais de aprendizagem

Autores/as

  • Christiane Heemann UCPEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p279

Palabras clave:

Educação a distância, Formação de comunidades, Aprendizagem online

Resumen

A preocupação com a formação de professores para lidar com as demandas da educação a distância (EAD) tem sido constante no ambiente educacional. Na EAD, devemos prestar atenção ao desenvolvimento da sensação de comunidade entre os participantes e do sentido de pertencimento. Sem tais sentimentos, o desenvolvimento da comunidade e, por conseqüência, da aprendizagem, ficam comprometidos. No entanto, estudar online não é premissa para a formação de uma comunidade virtual: outros fatores devem ser levados em conta. Discutimos, no presente artigo, questões relacionadas à formação de comunidades virtuais de aprendizagem.

Palavras-chave: Educação a distância; formação de comunidades; aprendizagem online.

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Biografía del autor/a

Christiane Heemann, UCPEL

Licenciada em Letras

Bacharel em Letras - Secretario executivo

Mestre em Linguistica Aplicada

Doutor em Letras

Doutorado sanduiche na University of Bath (UK)

Publicado

2011-06-15

Cómo citar

HEEMANN, Christiane. A formação de professores e as comunidades virtuais de aprendizagem. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 279–299, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p279. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8275. Acesso em: 23 dic. 2024.