Análise de gêneros multimodais com foco em tiras em quadrinho

Autores/as

  • Nathalia Rodrigues Catto Universidade Federal de Santa Maria
  • Graciela Rabuske Hendges Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p193

Palabras clave:

Tira em quadrinho, Multimodalidade, Análise de Gênero

Resumen

Os estudos de gêneros discursivos têm sido desenvolvidos sob uma gama variada de perspectivas teórico-metodológicas, cujas teorizações, cada vez mais refinadas, têm contribuído equiparavelmente para a compreensão e o ensino das ações sociais materializadas pela linguagem. Dentre os refinamentos mais recentes atrelados ao estudo de gêneros discursivos está o conceito de multimodalidade, o qual amplia o foco das pesquisas em linguagem para além do sistema semiótico verbal, sistematizando procedimentos e categorias para a análise de semioses não-verbais, tais como o som e a imagem. Dentro desse contexto, destacamos neste trabalho a aplicação da abordagem multimodal na análise de tiras em quadrinho, dando ênfase à contribuição dessa perspectiva na descrição e interpretação da organização retórica do gênero. Os resultados mostram que, na descrição da organização retórica das tiras, o olhar multimodal foi imprescindível, já que o gênero em questão é constituído não apenas por atos de fala, mas também “atos de imagem”.

Biografía del autor/a

Nathalia Rodrigues Catto, Universidade Federal de Santa Maria

Linguística Aplicada

Graciela Rabuske Hendges, Universidade Federal de Santa Maria

Linguística Aplicada

Publicado

2010-12-02

Cómo citar

CATTO, Nathalia Rodrigues; HENDGES, Graciela Rabuske. Análise de gêneros multimodais com foco em tiras em quadrinho. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 193–217, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p193. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6562. Acesso em: 4 jul. 2024.