Reflexões de estudantes sobre o percurso de formação em um curso de letras: a importância do PIBID e do programa residência pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p53-67

Palabras clave:

Formação inicial; Construção docente; PIBID e Residência Pedagógica.

Resumen

O presente artigo tem como foco analisar as impressões de um grupo de graduandos em Letras acerca de seu percurso de construção docente no âmbito da universidade e em outros espaços formativos. Parte-se da ideia de que a formação de professores ocupa papel central nas discussões educacionais e se coloca como processo contínuo e multifacetado, perpassado pelas ações de governos, mercado e universidades (Nóvoa, 1999). No bojo de um projeto que visava conduzir os acadêmicos a uma reflexão sobre os pilares constitutivos de sua futura prática em sala de aula, foram aplicados questionários com questões abertas a duas turmas do curso de Letras de uma universidade situada na região Centro-Oeste do Brasil. As respostas foram exploradas quali-quantitativamente, com as ferramentas da Análise de Conteúdo (Bardin, 2004), e indicaram, dentre outros resultados, a expressiva valorização dos Programas PIBID e Residência Pedagógica para o alcance de habilidades tidas como cruciais para o exercício da docência.

Biografía del autor/a

Solange Fortilli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- (2013)-
Professora Adjunta UFMS – solange.fortilli@ufms.br

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

FORTILLI, Solange. Reflexões de estudantes sobre o percurso de formação em um curso de letras: a importância do PIBID e do programa residência pedagógica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 53–67, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p53-67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49588. Acesso em: 22 jul. 2024.