A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização
os conhecimentos dos residentes em ação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p158-172Palabras clave:
Programa Residência Pedagógica; Práticas alfabetizadoras; Formação inicial e continuada.Resumen
O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como um de seus principais objetivos a valorização da escola como espaço privilegiado de produção de conhecimentos específicos e a indissociabilidade entre teoria e prática na formação docente. Neste artigo, objetiva-se analisar as contribuições desse programa para a formação de futuros professores alfabetizadores, com foco na construção de conhecimentos e nas práticas de ensino da alfabetização vivenciadas pelos residentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da articulação entre a formação inicial e a continuada dos professores preceptores. Os resultados revelam que o PRP, como programa deformação docente, oportunizou reflexões e construções de práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula, as quais envolveram o conhecimento acerca do Sistema Alfabético de Escrita de forma inovadora e transformadora. Destaca-se a identificação dos conhecimentos dos alfabetizandos sobre a escrita, a organização do trabalho pedagógico a partir do desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar e da atenção para a diversidade de conhecimento dos estudantes sobre a escrita, o que contribui para a reflexão sobre o conhecimento acerca do fazer docente dos(das) residentes e preceptoras e, ainda, para a construção da identidade profissional do(a) professor(a) alfabetizador.
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Citas
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