A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização

os conhecimentos dos residentes em ação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p158-172

Palabras clave:

Programa Residência Pedagógica; Práticas alfabetizadoras; Formação inicial e continuada.

Resumen

O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como um de seus principais objetivos a valorização da escola como espaço privilegiado de produção de conhecimentos específicos e a indissociabilidade entre teoria e prática na formação docente. Neste artigo, objetiva-se analisar as contribuições desse programa para a formação de futuros professores alfabetizadores, com foco na construção de conhecimentos e nas práticas de ensino da alfabetização vivenciadas pelos residentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da articulação entre a formação inicial e a continuada dos professores preceptores. Os resultados revelam que o PRP, como programa deformação docente, oportunizou reflexões e construções de práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula, as quais envolveram o conhecimento acerca do Sistema Alfabético de Escrita de forma inovadora e transformadora. Destaca-se a identificação dos conhecimentos dos alfabetizandos sobre a escrita, a organização do trabalho pedagógico a partir do desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar e da atenção para a diversidade de conhecimento dos estudantes sobre a escrita, o que contribui para a reflexão sobre o conhecimento acerca do fazer docente dos(das) residentes e preceptoras e, ainda, para a construção da identidade profissional do(a) professor(a) alfabetizador.

 

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Biografía del autor/a

Andrea Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Educação pela UFPE e Doutorado em Sociologia pela UFPE. Integrante do Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR), do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas - GELPP/UFRPE e doCEEL/UFPE.

andreatbrito@gmail.com

 

Eliana Borges Correia de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE e Doutorado em Educação pela UFMG. É líder do Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR) e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL/UFPE. e-mail eliana.albuquerque@ufpe.br

 

Sirlene Barbosa de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela UFPE- (2016). Integrante do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática Docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR), do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas - GELPP/UFRPE e do CEEL/UFPE. e-mail: sirlene.souza@ufrpe.br

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

BRITO FERREIRA, Andrea Tereza; CORREIA DE ALBUQUERQUE, Eliana Borges; BARBOSA DE SOUZA, Sirlene. A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: os conhecimentos dos residentes em ação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 158–172, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p158-172. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49534. Acesso em: 27 nov. 2024.