A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização

os conhecimentos dos residentes em ação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p158-172

Palabras clave:

Programa Residência Pedagógica; Práticas alfabetizadoras; Formação inicial e continuada.

Resumen

O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como um de seus principais objetivos a valorização da escola como espaço privilegiado de produção de conhecimentos específicos e a indissociabilidade entre teoria e prática na formação docente. Neste artigo, objetiva-se analisar as contribuições desse programa para a formação de futuros professores alfabetizadores, com foco na construção de conhecimentos e nas práticas de ensino da alfabetização vivenciadas pelos residentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da articulação entre a formação inicial e a continuada dos professores preceptores. Os resultados revelam que o PRP, como programa deformação docente, oportunizou reflexões e construções de práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula, as quais envolveram o conhecimento acerca do Sistema Alfabético de Escrita de forma inovadora e transformadora. Destaca-se a identificação dos conhecimentos dos alfabetizandos sobre a escrita, a organização do trabalho pedagógico a partir do desenvolvimento das atividades no cotidiano escolar e da atenção para a diversidade de conhecimento dos estudantes sobre a escrita, o que contribui para a reflexão sobre o conhecimento acerca do fazer docente dos(das) residentes e preceptoras e, ainda, para a construção da identidade profissional do(a) professor(a) alfabetizador.

 

Biografía del autor/a

Andrea Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Educação pela UFPE e Doutorado em Sociologia pela UFPE. Integrante do Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR), do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas - GELPP/UFRPE e doCEEL/UFPE.

andreatbrito@gmail.com

 

Eliana Borges Correia de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Psicologia Cognitiva pela UFPE e Doutorado em Educação pela UFMG. É líder do Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR) e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL/UFPE.

eliana.albuquerque@ufpe.br

 

Sirlene Barbosa de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui Mestrado e Doutorado em Educação pela UFPE- (2016). Integrante do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática Docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR), do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Pedagógicas - GELPP/UFRPE e do CEEL/UFPE.

sirlene.souza@ufrpe.br

Citas

BORGES, C. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade Dossiê, Campinas, ano XXII, n. 74, p. 11-26, abr. 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Pró-letramento: Apresentação. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pro-letramento. Acesso em: 2 dez. 2023.

BRASIL. Relatório da Avaliação Nacional da Alfabetização. Brasília, DF: Inep, 2017.

CANDAU, V. M. F. (Org.). Didática Crítica Intercultural: aproximações. Petrópolis: Vozes, 2012.

CHARTIER, A. M. A. Práticas de leitura e escritas: história e atualidades. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2007. p. 248.

CALDEIRA, A. M. S. A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 95, p. 5-12, 1995.

CRUZ, M. S. Tecendo a alfabetização no chão da escola seriada e ciclada: a fabricação das práticas de alfabetização e a aprendizagem da escrita e da leitura pelas crianças. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

DURAN, M. C. G. Alfabetização na rede pública de São Paulo: a história de caminhos e descaminhos do ciclo básico. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1999.

FERREIRA, A. T. B. Os saberes docentes e sua prática. In: ______. (Org.) Formação continuada de professores – questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.51-64.

FERREIRA, A. T. B.; CRUZ, S. P. S. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: ______. (Org.). Formação Continuada de Professores: reflexões sobre prática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. p. 49-65.

FERREIRA, A. T. B.; LEAL, T. F. Formação continuada de professores: enfim, o que pensam e sugerem os professores? In: ______. (Org.). Formação continuada de professores: uma reflexão sobre a prática. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. p. 81-95.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora UNIJUI, 1998.

GOULART, C. A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores In: BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização de J. Beauchamp, S. D. Pagel, A. R. do Nascimento. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação, 2007. p. 85-95.

GOIGOUX, R. Um modele d’analyse de l’activité des enseignants. Education & Didactique, [S. l.], v. 3, p.19-41. 2007.

______. Mieux connaître les parcours es enseignants debutants pour mieux les former. In: GOIGOUX, R.; RIA, L.; TOCZEK-CAPELLE, M. C. (Ed.). Les parcours de formations des enseignants débutants. Clermont-Ferrand: Presses Universitaires Blaise-Pascal, 2009. p. 25-44.

LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Org.). Temas da Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (Org.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 27-36.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; GAUTHIER, C. Formação dos professores e contextos sociais. Porto: Rés, 2001.

SILVA, N. N. T. Estudo de práticas de alfabetização face à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e na França: relação entre práticas de ensino e progressão das aprendizagens dos alunos. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo, Contexto, 2016.

SOUZA, A. F. L.; BARROS, J. A. B.; SILVA, N. M. A. (Coord.). Política de ensino da rede municipal do Recife. 2. ed. rev. e atual. Recife: Secretaria de Educação, 2021. 6 v.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

BRITO FERREIRA, Andrea Tereza; CORREIA DE ALBUQUERQUE, Eliana Borges; BARBOSA DE SOUZA, Sirlene. A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: os conhecimentos dos residentes em ação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 158–172, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p158-172. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49534. Acesso em: 22 jul. 2024.