A importância dos estudos de crenças e atitudes para a sociolinguística
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p102Palavras-chave:
Crenças, Atitudes, Sociolinguística.Resumo
Estudos relacionados ao tema “Crenças e Atitudes Linguísticas” têm apontado pistas para a Sociolinguística na compreensão de questões que podem estar relacionadas a determinadas atitudes linguísticas manifestadas por um grupo ou por uma comunidade de fala. Em toda sociedade, as diferenças de “poder” existentes entre grupos sociais distintos podem ser percebidas na variação linguística e nas atitudes para com essas variações. Normalmente, os padrões de uso da linguagem do grupo dominante são referenciados como o modelo necessário para a ascensão social; já o uso de linguagem, dialeto ou sotaque de baixo prestígio reduz as oportunidades de sucesso na sociedade. Pesquisas sobre Crenças e Atitudes linguísticas podem ampliar a discussão sobre os fatores de mudanças linguísticas, sobre a influência no aprendizado de segundas línguas, sobre as questões de prestígio e desprestígio – que levam ao preconceito não só em relação à língua que o outro fala, mas também em relação à comunidade desses falantes. Assim, este trabalho abordará itens importantes para a compreensão da referida temática, a saber: a) conceitos de crença e de atitude; b) componentes, formação/ desenvolvimento e modificação das atitudes; c) conceitos como estigma, preconceito, prestígio/status linguístico, identidade linguística, lealdade e deslealdade linguística.
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