Pedagogia da variação linguística: por uma abordagem heterogênea da língua a fim de minimizar o preconceito linguístico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p283Palavras-chave:
Sociolinguística, Preconceito, Pedagogia da variaçãoResumo
O preconceito linguístico ocorre em diversos ambientes e sua propagação resultará cada vez mais na repetição da ideia de que o brasileiro não sabe a própria língua, que não a usa corretamente. Esse preconceito também pode ser relativo à abordagem das normas não-padrão em sala de aula juntamente com a padrão. O presente artigo tem como objetivo (i) observar as atitudes positiva ou negativa a respeito do uso das variedades linguísticas e (ii) demonstrar a necessidade de abordar a variação linguística nas instituições escolares a fim de minimizar a ocorrência do preconceito linguístico entre os falantes da heterogênea língua portuguesa. Verificamos que o estudo da variação linguística já se faz presente na escola mas ainda não o suficiente, visto que nem sempre os alunos são capazes de identificar as variedades de fato, portanto é necessário um maior cuidado para tratar de peculiariedades linguísticas a fim de evitar atitudes negativas quanto a essa abordagem, e consequentemente, minimizar o preconceito linguístico.Downloads
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