Pedagogia da variação linguística: por uma abordagem heterogênea da língua a fim de minimizar o preconceito linguístico

Autores

  • Taciane Marcelle Marques Universidade Estadual de Londrina
  • Joyce Elaine de Almeida Baronas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p283

Palavras-chave:

Sociolinguística, Preconceito, Pedagogia da variação

Resumo

O preconceito linguístico ocorre em diversos ambientes e sua propagação resultará cada vez mais na repetição da ideia de que o brasileiro não sabe a própria língua, que não a usa corretamente. Esse preconceito também pode ser relativo à abordagem das normas não-padrão em sala de aula juntamente com a padrão. O presente artigo tem como objetivo (i) observar as atitudes positiva ou negativa a respeito do uso das variedades linguísticas e (ii) demonstrar a necessidade de abordar a variação linguística nas instituições escolares a fim de minimizar a ocorrência do preconceito linguístico entre os falantes da heterogênea língua portuguesa. Verificamos que o estudo da variação linguística já se faz presente na escola mas ainda não o suficiente, visto que nem sempre os alunos são capazes de identificar as variedades de fato, portanto é necessário um maior cuidado para tratar de peculiariedades linguísticas a fim de evitar atitudes negativas quanto a essa abordagem, e consequentemente, minimizar o preconceito linguístico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taciane Marcelle Marques, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, na área de Linguagem e Educação (2014). Mestre em Estudos da Linguagem (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é bolsista da CAPES e integrante do projeto Variação Linguística na Escola.

Joyce Elaine de Almeida Baronas, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (2014). Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996). Docente na Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2015-01-11

Como Citar

MARQUES, T. M.; DE ALMEIDA BARONAS, J. E. Pedagogia da variação linguística: por uma abordagem heterogênea da língua a fim de minimizar o preconceito linguístico. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 283–308, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p283. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/20340. Acesso em: 1 maio. 2024.