O texto imagético
o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p173-185Palabras clave:
prototipo didacticoResumen
Apresenta-se o resultado de um protótipo didático elaborado no Profletras, apoiado nos princípios da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012), na prática da leitura e análise de textos-enunciados multissemióticos na perspectiva interacionista de linguagem (Bakhtin, 2003; Volochinov, 1992) e na concepção interacional de leitura (Leffa, 1999; Kleiman, 2019) sob o viés da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, destinado a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi contribuir para a construção do sujeito leitor, abrangendo a comunicação e o pensamento crítico dos estudantes enquanto Competências Gerais da BNCC (2017) aliadas à interdisciplinaridades do uso das imagens como linguagem, alçando-as a instrumento de interação social, além de cooperar com a prática de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental por meio da elaboração de um protótipo didático voltado à leitura interacionista de imagens de paisagens. Os resultados apontaram que o protótipo didático auxiliou os docentes das disciplinas envolvidas a proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais expressiva, levando-os a adquirir os novos letramentos requeridos pela sociedade contemporânea.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 327-358.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. 6. ed. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC - 2017. Brasília: MEC/SEB, 2018.
COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; TUCCI, Carlos E. Morelli; HOGAN, Daniel J.; NAVEGANTES, Raul (ed.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. p. 52-70.
DELL’ISOLA, Regina Lúcia P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, Izabel (org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UnB, 1996.
FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, RS, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez. 2011.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do ano de 2001. Brasília, DF: INEP, 2020.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 12. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos a leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.
LEFFA, Vilson J. Perspectiva no estudo da leitura: texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J.; PEREIRA, Aracy E. (org.). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999, p. 13-37.
MACIEL, Caio Augusto Amorim. A retórica da paisagem: um instrumento de interpretação geográfica. Espaço e Cultura (UERJ), Rio de Janeiro, n. 26, p. 32-48, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2009.3553
MORATO, Edwiges Maria. O interacionismo no campo linguístico. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (org.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004. v. 3, p. 311-352.
PERFEITO, Alba Maria. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: MENEGASSI, Renilson; SANTOS, Annie; RITTER, Lílian (org.). Concepções de linguagem e ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 23.
ROJO, Roxane H.; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 ANNIE ROSE DOS SANTOS, Aline
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.