O texto imagético

o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p173-185

Palabras clave:

prototipo didactico

Resumen

Apresenta-se o resultado de um protótipo didático elaborado no  Profletras, apoiado nos princípios da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012), na prática da leitura e análise de textos-enunciados multissemióticos na perspectiva interacionista de linguagem (Bakhtin, 2003; Volochinov, 1992) e na concepção interacional de leitura (Leffa, 1999; Kleiman, 2019) sob o viés da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, destinado a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi contribuir para a construção do sujeito leitor, abrangendo a comunicação e o pensamento crítico dos estudantes enquanto Competências Gerais da BNCC (2017) aliadas à interdisciplinaridades do uso das imagens como linguagem, alçando-as a instrumento de interação social, além de cooperar com a prática de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental por meio da elaboração de um protótipo didático voltado à leitura interacionista de imagens de paisagens. Os resultados apontaram que o protótipo didático auxiliou os docentes das disciplinas envolvidas a proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais expressiva, levando-os a adquirir os novos letramentos requeridos pela sociedade contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ANNIE ROSE DOS SANTOS, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2015). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - e-mail: arsantos@uem.br

Aline Alencar França Santos, Universidade Estadual de Maringá

Docente de la red educativa estatal en Paraná. Maestría en Literatura del Programa de Maestría
Profesional en Literatura (2023).

Citas

BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 327-358.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. 6. ed. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC - 2017. Brasília: MEC/SEB, 2018.

COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; TUCCI, Carlos E. Morelli; HOGAN, Daniel J.; NAVEGANTES, Raul (ed.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. p. 52-70.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, Izabel (org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UnB, 1996.

FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, RS, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez. 2011.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matrizes de referência de língua portuguesa e matemática do SAEB: documento de referência do ano de 2001. Brasília, DF: INEP, 2020.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 12. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos a leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.

LEFFA, Vilson J. Perspectiva no estudo da leitura: texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J.; PEREIRA, Aracy E. (org.). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999, p. 13-37.

MACIEL, Caio Augusto Amorim. A retórica da paisagem: um instrumento de interpretação geográfica. Espaço e Cultura (UERJ), Rio de Janeiro, n. 26, p. 32-48, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2009.3553

MORATO, Edwiges Maria. O interacionismo no campo linguístico. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (org.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004. v. 3, p. 311-352.

PERFEITO, Alba Maria. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: MENEGASSI, Renilson; SANTOS, Annie; RITTER, Lílian (org.). Concepções de linguagem e ensino. Maringá: Eduem, 2010. p. 23.

ROJO, Roxane H.; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

DOS SANTOS, ANNIE ROSE; FRANÇA SANTOS, Aline Alencar. O texto imagético: o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano . Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 173–185, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p173-185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49432. Acesso em: 30 dic. 2024.