O texto imagético
o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p173-185Palabras clave:
prototipo didacticoResumen
Apresenta-se o resultado de um protótipo didático elaborado no Profletras, apoiado nos princípios da pedagogia dos multiletramentos (Rojo, 2012), na prática da leitura e análise de textos-enunciados multissemióticos na perspectiva interacionista de linguagem (Bakhtin, 2003; Volochinov, 1992) e na concepção interacional de leitura (Leffa, 1999; Kleiman, 2019) sob o viés da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, destinado a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi contribuir para a construção do sujeito leitor, abrangendo a comunicação e o pensamento crítico dos estudantes enquanto Competências Gerais da BNCC (2017) aliadas à interdisciplinaridades do uso das imagens como linguagem, alçando-as a instrumento de interação social, além de cooperar com a prática de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental por meio da elaboração de um protótipo didático voltado à leitura interacionista de imagens de paisagens. Os resultados apontaram que o protótipo didático auxiliou os docentes das disciplinas envolvidas a proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais expressiva, levando-os a adquirir os novos letramentos requeridos pela sociedade contemporânea.
Citas
BAHKTIN, M. VOLOCHINOV, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
BAKHTIN, M. O problema do texto. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 327-358.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018.
CAVALCANTI, L. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
COIMBRA, J. A. Considerações sobre a Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI, A. Jr.; TUCCI, C. E. M.; HOGAN, D. J.; NAVEGANTES, R. (Ed) Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000.
DELL’ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, I. (Org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília: UNB, 1996.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 15. ed. São Paulo: Papirus Campinas, 2006.
FIORIN, J. L; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
FRANCO, N.; ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. C. da. Por uma análise dialógica do discurso. In: GARCIA, D. A.; SOARES, A. S. F. De 1969 a 2019: um percurso da/na análise de discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.
FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R.J. Concepções de linguagem e o ensino da leitura. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, jul./dez. 2011, p. 479-501.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 12. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos a leitura. Campinas: Pontes, 1995.
LEFFA, V. J. Perspectiva no estudo da leitura. Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. (Orgs.). Ensino de leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999, p. 13-37.
MACIEL, C. A. A. A retórica da paisagem: Um instrumento de interpretação geográfica. Espaço e Cultura – UERJ, Rio de Janeiro, n. 26, jul/dez 2009, p. 32-48.
MORATO, E. M. O interacionismo no campo linguístico. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (Orgs.) Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. v. 3, São Paulo: Cortez, 2004.
NÖTH, W.; SANTAELLA, L. Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: MENEGASSI, R.; SANTOS, A.; RITTER, L. (Org) Concepções de Linguagem e Ensino. Maringá, Eduem, 2010.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, R. H.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANTAELLA, L. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
VIEIRA, M. S. A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas. In: Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 2012.
VOLOSHINOV, V. El signo ideológico y la filosofia del lenguaje. Ed. Nueva Visión. Buenos Aires: 1976.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 ANNIE ROSE DOS SANTOS, Aline
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores cedem à Signum: Estudos da linguagem, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.