Machado de Assis e a formação da leitora

Autores/as

  • Jaison Luís Crestani UNESP/Assis

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p91

Palabras clave:

Machado de Assis, A Estação, leitura, Realismo.

Resumen

Este trabalho pretende analisar a atuação de Machado de Assis como colaborador da revista feminina A Estação. Nesse contexto, o autor desempenhou um importante trabalho de formação do senso crítico e de renovação das práticas de leitura comumente encenadas em periódicos femininos. Para tanto, propõe-se a análise da narrativa “Curiosidade” que se fundamenta em propósitos didáticos relacionados com a introdução do código realista e com o investimento no estatuto ficcional da literatura. Além disso, pretende-se apresentar uma revisão da forma de se entender o percurso formativo do autor.

Biografía del autor/a

Jaison Luís Crestani, UNESP/Assis

Doutorando em Letras pela UNESP/Assis, editor da Miscelânea: revista de Pós-Graduação em Letras da UNESP/Assis e autor do livro "Machado de Assis no Jornal das Famílias". São Paulo: Edusp/Nankin Editorial, 2009.

Publicado

2010-06-10

Cómo citar

CRESTANI, Jaison Luís. Machado de Assis e a formação da leitora. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 91–106, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p91. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4845. Acesso em: 4 jul. 2024.