PDE – Prova Brasil (2009): instrumento de avaliação ou programa de ensino de leitura?

Autores

  • Fabiana Veloso de Melo Dametto Universidade Federal de Santa Maria
  • Raquel Bevilaqua Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p107

Palavras-chave:

Prova Brasil, Língua Portuguesa, Ensino.

Resumo

Este artigo se propõe a investigar o percurso de constituição da Língua Portuguesa em disciplina escolar no Brasil e, a partir disso, analisar o PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação (2009), na busca por compreender como se organiza seu instrumento de avaliação da qualidade da educação básica brasileira, a Prova Brasil, que avalia o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Este estudo toma por base pesquisas realizadas no Brasil, na área da História da Educação com enfoque na história da disciplina de Língua Portuguesa. Além desses estudos, servem de referencial bibliográfico os PCNs e o PDE, publicado em 2009, o qual traz todo o planejamento da Prova Brasil, incluindo suas matrizes de referência, concepção de ensino de língua, métodos de elaboração e avaliação das questões propostas. Assim, o objetivo específico desse trabalho é investigar até que ponto a Prova Brasil se constitui apenas como um instrumento de avaliação.

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Biografia do Autor

Fabiana Veloso de Melo Dametto, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Língua Portuguesa, mestranda em letras - área de concentração em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria.

Raquel Bevilaqua, Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul

Professora pesquisadora de Português-Inglês do Instituto Federal Farroupilha - campus São Vicente do Sul. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, área de concentração em Estudos Linguísticos.

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Publicado

2010-06-10

Como Citar

DAMETTO, F. V. de M.; BEVILAQUA, R. PDE – Prova Brasil (2009): instrumento de avaliação ou programa de ensino de leitura?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 107–126, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4794. Acesso em: 30 abr. 2024.