A importância da intertextualidade e da informatividade na formação dos leitores: a aquisição dos sentidos no veículo “jornal” em três gêneros distintos – a crônica, a notícia e a charge

Autores/as

  • Hilma Ribeiro Mendonça Universidade do Estado do RIo de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p295

Palabras clave:

Leitura, Conhecimentos, Gênero

Resumen

A leitura, assumida como um processo interacionista, necessita que os leitores façam recorrências a conhecimentos previamente adquiridos para ser, de fato, processada. O jornal, embora seja tradicionalmente um veículo comum para todos os níveis da sociedade, usa em seus gêneros recursos como a Intertextualidade e Interdiscursividade, o que torna seus textos altamente informativos. A análise de três textos: a crônica, a notícia e a carga mostram a necessidade de ativar o conhecimento prévio para que os sentidos sejam acessados por meio de tais recursos discursivos.

Biografía del autor/a

Hilma Ribeiro Mendonça, Universidade do Estado do RIo de Janeiro

Professora, doutoranda, inserida na linha de pesquisa de Ensino de Língua Portuguesa.

Publicado

2010-12-02

Cómo citar

MENDONÇA, Hilma Ribeiro. A importância da intertextualidade e da informatividade na formação dos leitores: a aquisição dos sentidos no veículo “jornal” em três gêneros distintos – a crônica, a notícia e a charge. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 295–314, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p295. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4769. Acesso em: 4 jul. 2024.