A importância da intertextualidade e da informatividade na formação dos leitores: a aquisição dos sentidos no veículo “jornal” em três gêneros distintos – a crônica, a notícia e a charge

Autores

  • Hilma Ribeiro Mendonça Universidade do Estado do RIo de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p295

Palavras-chave:

Leitura, Conhecimentos, Gênero

Resumo

A leitura, assumida como um processo interacionista, necessita que os leitores façam recorrências a conhecimentos previamente adquiridos para ser, de fato, processada. O jornal, embora seja tradicionalmente um veículo comum para todos os níveis da sociedade, usa em seus gêneros recursos como a Intertextualidade e Interdiscursividade, o que torna seus textos altamente informativos. A análise de três textos: a crônica, a notícia e a carga mostram a necessidade de ativar o conhecimento prévio para que os sentidos sejam acessados por meio de tais recursos discursivos.

Biografia do Autor

Hilma Ribeiro Mendonça, Universidade do Estado do RIo de Janeiro

Professora, doutoranda, inserida na linha de pesquisa de Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2010-12-02

Como Citar

MENDONÇA, Hilma Ribeiro. A importância da intertextualidade e da informatividade na formação dos leitores: a aquisição dos sentidos no veículo “jornal” em três gêneros distintos – a crônica, a notícia e a charge. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 295–314, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p295. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4769. Acesso em: 4 jul. 2024.