O Ensino de Português Língua Estrangeira como Diplomacia Cultural: atividades de cultura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p134Palabras clave:
Português Língua Estrangeira (PLE), Diplomacia Cultural, Cultura brasileira.Resumen
No presente artigo desenvolvemos a concepção do professor de PLE como um diplomata cultural e discorremos sobre os aspectos teórico-metodológicos da prática docente do professor de língua estrangeira, apontando os conceitos de abordagem, métodos e técnicas. Ainda, procuramos descrever uma proposta de atividade de cultura brasileira que esteja em acordo com as teorias por nós discutidas. Desta maneira, o objetivo desse texto é duplo: primeiro, defender a ideia do professor de língua estrangeira como um diplomata cultural; segundo, apresentar nossa proposta de atividade para ilustrar os pressupostos que seguimos. Assim, após a introdução, discutimos a concepção do professor de PLE e a diplomacia cultural, em (1); apresentamos as teorias do professor-pesquisador, da pesquisa-ação e das metodologias ativas, bem como as noções de abordagem, método e técnicas, em (2); descrevemos uma atividade que utilizamos em nosso planejamento, chamada de ‘temas brasileiros’, e algumas sugestões para desenvolvê-la, em (3). Em nossas considerações finais, além de retomarmos certas ideias centrais, apontamos a importância do apoio, das iniciativas particulares e públicas, ao professor de PLE.Descargas
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