A percepção das construções com o auxiliar Do nas orações interrogativas em inglês por aprendizes iniciantes: um estudo na abordagem da lingüística cognitiva

Autores/as

  • Ana Lúcia Surerus Pitanguy Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p123

Palabras clave:

Saliência, esquemas lingüísticos, noticing (percepção consciente)

Resumen

Esta investigação é uma tentativa piloto de se mostrar a possível eficácia, no contexto da instrução formal da aprendizagem de inglês, 1 da manipulação de blocos de plástico coloridos – rods – para se construir orações com o verbo auxiliar do na forma interrogativa dos tempos presente e passado simples. As atividades de hands-on com os rods permite que os auxiliares do, does e did tenham sua existência materializada, sendo efetiva e conscientemente percebidos pelos aprendizes, o que possibilitaria sua reutilização futura. Serão analisados alguns exemplos de diferentes momentos da produção escrita de um grupo de pré-adolescentes, que mostram etapas iniciais da aprendizagem de orações no modo interrogativo com doconstructions contrastadas com orações com o verbo modal can, bem como uma combinação destes com os pronomes interrogativos wh-. É também uma tentativa de situar esta instância da prática pedagógica dentro do paradigma da Lingüística Cognitiva, onde a aprendizagem de uma língua é vista como a construção significativa e colaborativa do conhecimento, ocasião em que o aprendiz deve aprender a manipular os símbolos lingüísticos e organizá-los em esquemas. Pretende-se também mostrar que os postulados deste arcabouço teórico poderão ser usados dentro da abordagem comunicativa do ensino de LE, auxiliando os aprendizes a construir e gradualmente entrincheirar os novos esquemas lingüísticos em sua Interlíngua.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia Surerus Pitanguy Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é aluna de pós-graduação da Faculdade de Letras, professora e formadora de professores - Cultura Inglesa - Belo Horizonte. Tem experiência e especialização na área de Ensino e Aprendizagem de Inglês, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção e aquisição de língua estrangeira, Foco na Forma, process writing, extensive reading.

Publicado

2006-12-15

Cómo citar

MARQUES, Ana Lúcia Surerus Pitanguy. A percepção das construções com o auxiliar Do nas orações interrogativas em inglês por aprendizes iniciantes: um estudo na abordagem da lingüística cognitiva. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 123–150, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n2p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3942. Acesso em: 3 jul. 2024.