Gêneros da Mídia Impressa no Material Didático e a Notícia Adaptada

Autores/as

  • Luzia Bueno Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n2p9

Palabras clave:

Gêneros, Mídia Impressa, Livro Didático, Leitura.

Resumen

Este artigo pretende apresentar os resultados de uma pesquisa sobre como os livros didáticos de Português, avaliados no PNLD/1999, têm trabalhado com os textos dos gêneros da mídia impressa. Na análise, constata-se que os textos da mídia aparecem retextualizados, o que pode trazer implicações para o ensino da leitura.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luzia Bueno, Universidade São Francisco

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade São Francisco na cidade de Itatiba-SP. É doutora em Lingüística Aplicada pela PUC-SP e é membro dos grupos ALTER-CNPQ (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações) e LAF (langage, acion, formation), desenvolvendo pesquisas, nas linhas linguagem e trabalho, linguagem e ensino de língua materna. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez um estágio de doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart.

Publicado

2005-12-15

Cómo citar

BUENO, L. Gêneros da Mídia Impressa no Material Didático e a Notícia Adaptada. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 9–23, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n2p9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3649. Acesso em: 15 may. 2024.