Proposta curricular de língua portuguesa: uma análise de documentos da cidade de Juiz de Fora (MG)

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Cristina Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p92

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Gêneros textuais, Proposta curricular.

Resumo

Este trabalho, cujo objetivo é apresentar uma análise de duas propostas curriculares de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG), de 2001 e 2012, é um recorte da pesquisa “Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de língua portuguesa” (2011/2013). Os gêneros textuais têm sido indicados, por propostas curriculares no Brasil, como objeto central do professor para o trabalho com a Língua Portuguesa na escola; por isso, tornou-se relevante analisá-las no âmbito da pesquisa em desenvolvimento. Como aporte teórico, utilizamos autores que propõem um modelo didático pautado no desenvolvimento das capacidades de linguagem e na reflexão linguística (MENDONÇA, 2006) embasados numa concepção interacionista de língua (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Utilizamos, como metodologia, a análise documental, que busca analisar informações em documentos e seus desdobramentos. Os dados mostram que a proposta curricular de 2012 é mais adequada ao ensino de Língua Portuguesa do que a de 2001, sobretudo porque traz uma base teórico-metodológica que enfatiza o desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas dos alunos, norteada por uma concepção interacionista, em contraposição à proposta de 2001, que é centrada em princípios quase exclusivamente normativos em detrimento do desenvolvimento de capacidades de uso e da reflexão sobre a língua

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Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Letras (UFJF), Mestrado em Letras - Linguística (UFJF) e Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos (UFF). Atualmente é professora Universidade Federal de Juiz de Fora,atuando no programa de Pós-Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa FALE - Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino, atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística, Ensino de Língua Portuguesa e Formação de professores.

Fernanda Cristina Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Graduanda em Letras pela UFJF, bolsista de iniciação científica do Grupo de Pesquisa FALE.

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Publicado

2014-12-26

Como Citar

MAGALHÃES, T. G.; FERREIRA, F. C. Proposta curricular de língua portuguesa: uma análise de documentos da cidade de Juiz de Fora (MG). Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 92–119, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p92. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18318. Acesso em: 30 abr. 2024.