Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p13Palabras clave:
Interaction, Interactivity, Blogs.Resumen
Com a entrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar, surge a possibilidade de se utilizar várias ferramentas no ambiente virtual para desenvolver os multiletramentos. Neste trabalho, procuramos investigar, sob uma perspectiva qualitativa e interpretativista, como os professores estão utilizando os blogs para o ensino de Língua Portuguesa e como ocorre a participação dos alunos nesse contexto digital. Através da análise de blogs recentemente produzidos por professores de ensino fundamental e médio, buscamos refletir e discutir sobre a articulação entre o letramento escolar e osmultiletramentos(SIGNORINI, 2012),pelo viés dainteração, participação (Goffman, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) e interatividade (Santaella, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que muitas das práticas de letramento escolar migram para os blogs de ensino de língua portuguesa, e que a participação dos alunos somente ocorre quando o professor conduz a construção de um espaço propício aos multiletramentos, em que todos exercem papéis importantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










