Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos

Autores/as

  • Clara Dornelles Universidade Federal do Pampa
  • Joana D'Arc Camargo Borges Acosta Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p13

Palabras clave:

Interaction, Interactivity, Blogs.

Resumen

Com a entrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar, surge a possibilidade de se utilizar várias ferramentas no ambiente virtual para desenvolver os multiletramentos. Neste trabalho, procuramos investigar, sob uma perspectiva qualitativa e interpretativista, como os professores estão utilizando os blogs para o ensino de Língua Portuguesa e como ocorre a participação dos alunos nesse contexto digital. Através da análise de blogs recentemente produzidos por professores de ensino fundamental e médio, buscamos refletir e discutir sobre a articulação entre o letramento escolar e osmultiletramentos(SIGNORINI, 2012),pelo viés dainteração, participação (Goffman, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) e interatividade (Santaella, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que muitas das práticas de letramento escolar migram para os blogs de ensino de língua portuguesa, e que a participação dos alunos somente ocorre quando o professor conduz a construção de um espaço propício aos multiletramentos, em que todos exercem papéis importantes.

 

Biografía del autor/a

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, na área de Linguística Aplicada

Joana D'Arc Camargo Borges Acosta, Unipampa

Pós-graduanda na Especialização em Linguagem e Docência (Unpampa)

Publicado

2015-12-10

Cómo citar

DORNELLES, Clara; CAMARGO BORGES ACOSTA, Joana D’Arc. Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 13–49, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18045. Acesso em: 3 jul. 2024.