Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos

Autores

  • Clara Dornelles Universidade Federal do Pampa
  • Joana D'Arc Camargo Borges Acosta Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p13

Palavras-chave:

Interaction, Interactivity, Blogs.

Resumo

Com a entrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no espaço escolar, surge a possibilidade de se utilizar várias ferramentas no ambiente virtual para desenvolver os multiletramentos. Neste trabalho, procuramos investigar, sob uma perspectiva qualitativa e interpretativista, como os professores estão utilizando os blogs para o ensino de Língua Portuguesa e como ocorre a participação dos alunos nesse contexto digital. Através da análise de blogs recentemente produzidos por professores de ensino fundamental e médio, buscamos refletir e discutir sobre a articulação entre o letramento escolar e osmultiletramentos(SIGNORINI, 2012),pelo viés dainteração, participação (Goffman, 1998; OLIVEIRA; LUCENA FILHO, 2006) e interatividade (Santaella, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que muitas das práticas de letramento escolar migram para os blogs de ensino de língua portuguesa, e que a participação dos alunos somente ocorre quando o professor conduz a construção de um espaço propício aos multiletramentos, em que todos exercem papéis importantes.

 

Biografia do Autor

Clara Dornelles, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, na área de Linguística Aplicada

Joana D'Arc Camargo Borges Acosta, Unipampa

Pós-graduanda na Especialização em Linguagem e Docência (Unpampa)

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

DORNELLES, Clara; CAMARGO BORGES ACOSTA, Joana D’Arc. Interação e interatividade em blogs de ensino de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 13–49, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p13. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18045. Acesso em: 3 jul. 2024.