Clínica literária: literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil

Autores/as

  • Malia Spofford Xavier Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p347

Palabras clave:

Formação de Professores, Ensino de Literatura, Inglês Global

Resumen

Mediante a metáfora polivalente da “clínica,” este artigo objetiva relatar os resultados da primeira fase de um projeto de formação de professores de língua inglesa no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) numa universidade federal do Brasil. No mundo globalizado, a licenciatura em língua inglesa precisa melhor incorporar uma perspectiva crítica e intercultural no componente reflexivo do currículo de formação de professores. Uma abordagem possível é o estudo de literaturas globais em língua inglesa desde as perspectivas de estudos culturais e pós-coloniais. Em consonância com as observações recentes de Festino (2011) e Lourenço (2011) sobre a importância de literaturas em língua inglesa para educação no Brasil, proponho um viés ao estudo de literatura global ligado à Educação Básica, para a cultivação de reflexividade docente, e melhor compreensão do papel de língua inglesa dentro do Brasil e como as narrativas interativas e multimodais podem contribuir com o ensino-aprendizagem de inglês na escola básica. Enfoco em três gêneros de literatura, de origens diversas: Kendal Hippolyte (poesia – St. Lucia), Chinua Achebe (romance – Nigéria) e Jhumpa Lahiri (conto – EUA e Índia). Também serão discutidas algumas transposições desses estudos para a sala de aula de inglês de Ensino Fundamental II. Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de literatura. Inglês global.

Biografía del autor/a

Malia Spofford Xavier, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Malia Spofford Xavier ministra disciplinas da licenciatura em língua inglesa, incluindo as disciplinas de estágio supervisionado.  Desde 2012 coordena o subprojeto PIBID de língua inglesa e o projeto de Fulbright ETAs da UFOP.  Sua área de pesquisa é a formação inicial de professores de inglês, com interesse especial no papel da literatura e globalização nesse processo. Ela fez o mestrado (2008) e doutorado (Ph.D) (2010) em Letras na Cornell University, Ithaca, Nova Iorque.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

SPOFFORD XAVIER, Malia. Clínica literária: literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 347–370, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p347. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17505. Acesso em: 3 jul. 2024.