Clínica literária: literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil

Authors

  • Malia Spofford Xavier Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p347

Keywords:

Formação de Professores, Ensino de Literatura, Inglês Global

Abstract

Mediante a metáfora polivalente da “clínica,” este artigo objetiva relatar os resultados da primeira fase de um projeto de formação de professores de língua inglesa no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) numa universidade federal do Brasil. No mundo globalizado, a licenciatura em língua inglesa precisa melhor incorporar uma perspectiva crítica e intercultural no componente reflexivo do currículo de formação de professores. Uma abordagem possível é o estudo de literaturas globais em língua inglesa desde as perspectivas de estudos culturais e pós-coloniais. Em consonância com as observações recentes de Festino (2011) e Lourenço (2011) sobre a importância de literaturas em língua inglesa para educação no Brasil, proponho um viés ao estudo de literatura global ligado à Educação Básica, para a cultivação de reflexividade docente, e melhor compreensão do papel de língua inglesa dentro do Brasil e como as narrativas interativas e multimodais podem contribuir com o ensino-aprendizagem de inglês na escola básica. Enfoco em três gêneros de literatura, de origens diversas: Kendal Hippolyte (poesia – St. Lucia), Chinua Achebe (romance – Nigéria) e Jhumpa Lahiri (conto – EUA e Índia). Também serão discutidas algumas transposições desses estudos para a sala de aula de inglês de Ensino Fundamental II. Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de literatura. Inglês global.

Author Biography

Malia Spofford Xavier, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Malia Spofford Xavier ministra disciplinas da licenciatura em língua inglesa, incluindo as disciplinas de estágio supervisionado.  Desde 2012 coordena o subprojeto PIBID de língua inglesa e o projeto de Fulbright ETAs da UFOP.  Sua área de pesquisa é a formação inicial de professores de inglês, com interesse especial no papel da literatura e globalização nesse processo. Ela fez o mestrado (2008) e doutorado (Ph.D) (2010) em Letras na Cornell University, Ithaca, Nova Iorque.

Published

2014-06-30

How to Cite

SPOFFORD XAVIER, Malia. Clínica literária: literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 347–370, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p347. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17505. Acesso em: 23 jul. 2024.