Clínica literária: literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p347Keywords:
Formação de Professores, Ensino de Literatura, Inglês GlobalAbstract
Mediante a metáfora polivalente da "clínica," este artigo objetiva relatar os resultados da primeira fase de um projeto de formação de professores de língua inglesa no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) numa universidade federal do Brasil. No mundo globalizado, a licenciatura em língua inglesa precisa melhor incorporar uma perspectiva crítica e intercultural no componente reflexivo do currículo de formação de professores. Uma abordagem possível é o estudo de literaturas globais em língua inglesa desde as perspectivas de estudos culturais e pós-coloniais. Em consonância com as observações recentes de Festino (2011) e Lourenço (2011) sobre a importância de literaturas em língua inglesa para educação no Brasil, proponho um viés ao estudo de literatura global ligado à Educação Básica, para a cultivação de reflexividade docente, e melhor compreensão do papel de língua inglesa dentro do Brasil e como as narrativas interativas e multimodais podem contribuir com o ensino-aprendizagem de inglês na escola básica. Enfoco em três gêneros de literatura, de origens diversas: Kendal Hippolyte (poesia - St. Lucia), Chinua Achebe (romance - Nigéria) e Jhumpa Lahiri (conto - EUA e Índia). Também serão discutidas algumas transposições desses estudos para a sala de aula de inglês de Ensino Fundamental II. Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de literatura. Inglês global.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-30
How to Cite
SPOFFORD XAVIER, Malia. Clínica literária: literaturas globais e a formação de professores de língua inglesa no Brasil. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 347–370, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p347. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17505. Acesso em: 10 dec. 2025.
Issue
Section
Article
License
Copyright (c) 2025 Malia Spofford Xavier

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal reserves the right to make, in the originals, normative, orthographic and grammatical modifications in order to maintain the standard language and the credibility of the publication. It will respect, however, the authors' style of writing. Modifications, corrections and suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, if necessary. In these cases, the papers, once appropriate, should be submitted to a new appreciation. The final examinations will not be forwarded to the authors. Works published become property of Signum, being its total or partial reprint subject to an explicit authorization of the journal. In all subsequent quotes the original source of publication should be mentioned, in case, in Photographic Discourse. Opinions emitted by the authors are their exclusive responsibility.










